top of page

É sempre bom se preparar!

Nos dias atuais, para quase tudo que vamos fazer, seja viajar, estudar ou mesmo aproveitar uns dias de descanso, é preciso fazer um planejamento, uma preparação. Principalmente se isso for fora de casa como viajar para outra cidade/país, passear no parque, começar a academia, faculdade, trabalhar, etc. Você vai precisar se preparar!


Jovem de camisa amarela usando um computador

“Mas, Fábio, isso é básico de todo ser humano” é o que você deve estar pensando, né?! Não. Infelizmente com a rotina cada vez mais corrida e cheia que temos, é tão comum esquecermos de nos preparar para algo SIMPLES como falar.


Foi o que aconteceu comigo alguns dias atrás: comecei uma atividade nova e quando fui falar sobre ela em uma imersão eu não sabia como explicar além do básico: "I started swimming this week." (Comecei na natação essa semana). Dito isso, pós imersão, fui buscar algumas expressões, pelo menos as mais importantes e que mais tenho falado desde que comecei a nadar. Algumas eu já imaginava que seriam assim, outras eu fui totalmente pego de surpresa:


  • Freestyle – Nado livre (achei engraçado porque o nome mais usado em português é nado crawl, que para mim já era o nome em inglês);

  • Backstroke – Nado de Costas;

  • Breaststroke – Nado de Peito;

  • Butterfly – Nado Borboleta;

  • Kickboard – Prancha de natação; (eu achava que era apenas board)

  • Swim goggles – Óculos de natação (eu pensava que era swin glasses);

  • Swim cap – Touca de natação;

  • Stroke – Estilo ou braçada ;

  • Swim trunks - Sunga (na real, é sunga de natação)


 

Como eu ainda não posso viajar para fora e pretendo visitar minha amiga no Rio de Janeiro em breve, há algumas semanas, desde a imersão em questão, comecei a imaginar algumas conversas com gringos lá no Rio. Coisa que pode facilmente acontecer em alguma praia famosa de lá e eu espero que aconteça. I won`t forget to apply the sunscreen!


Porém, também me peguei pensando em expressões muito utilizadas em viagens que a gente nunca sabe até que precisa delas. E dito isso, também fui pesquisar sobre e em quase todas as buscas algumas que já utilizamos em português são comuns como ”check in” e "jet lag” (essa meio farialimer rs). Mas deixo abaixo algumas das que eu nunca tinha ouvido falar:


  • Layover: Parada temporária entre voos durante uma viagem;

  • Customs: Alfândega, onde as bagagens são inspecionadas ao entrar em um país;

  • Round-trip ticket: Passagem de ida e volta;

  • Travel insurance: Seguro viagem, que cobre emergências e imprevistos durante a viagem;

  • Tourist attraction: Ponto turístico visitado por turistas;

  • Sightseeing: Atividade de visitar pontos turísticos e lugares de interesse.


 

Uma das definições, de forma resumida, que achei para planejamento é o ato de "preparação para um trabalho, tarefa ou atividade". E aqui na TalknTalk aprendemos a nos preparar para conversas, entrevistas e situações em outro idioma de forma natural, trocando experiências com outras pessoas sobre diversos assuntos, podendo assim criar possíveis networks.


O processo de preparação TNT começa em acessar o Planner, ver os "Temas e Perguntas” e agendar a sua imersão. Como eu disse lá em cima, eu não me preparei para falar sobre esse assunto novo no meu dia a dia, mas você que está começando e talvez não tenha um conhecimento prévio pode se sentir melhor criando suas falas e seguir o roteiro das perguntas na hora da imersão. Eu deixo isso como dica, mesmo tendo a vida corrida agora: deixo o fluxo da conversa fluir. Mesmo quando é algum assunto que eu não domino, eu anoto para depois pesquisar e se acontecer de voltarmos a esse tema, eu já ter uma noção. Porém o processo de ver a mente trabalhando para tentar encontrar uma palavra que corresponda ao que você quer dizer é incrível. (Dá para sentir a fumaça saindo da cabeça HAHAHA)


E com o tempo, depois de começar a participar de mais imersões, você vai perceber que vai perdendo o medo de falar, falando. Simples assim. Vai criando sua autoestima para falar outro idioma em um ambiente de aprendizado e sem julgamentos com pessoas que estão ali pelo mesmo objetivo: aprender e melhorar outro idioma. Vai desenvolver seu vocabulário naturalmente indo atrás de conteúdo que seja realmente importante para o seu dia a dia. Isso tudo é o benefício que as imersões podem fazer no seu autodesenvolvimento.


Agora imagina que você pode ter acesso a cursos, comunidades, aulas, meetups e muito mais além das imersões! O combo só melhora, não é mesmo?! E é exatamente o que a TALKNTALK pode te oferecer.


Para saber mais, basta acessar o site www.talkntalk.com.br e começar a preparar a sua jornada em outro idioma!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page