top of page

Você é fluente no português?

O título pode até soar meio bobo à primeira vista, mas, frequentemente, ficamos presos à concepção tradicional de fluência, a qual é, muitas vezes, imprecisa. Este artigo busca explorar o verdadeiro significado da fluência e como o mercado de idiomas pode distorcer nosso progresso nos estudos.


Você pode ficar surpreso(a) , mas no  contexto da língua portuguesa, não existem certificados internacionais específicos que garantam a fluência, como é comum em alguns idiomas estrangeiros.


Esses exames possuem um caráter bem específico e, um foco muito

grande no aspecto gramatical.


Então, fica o questionamento...



Como avaliamos nossa fluência no português?

Tomei a liberdade de realizar uma pesquisa e coloquei, apenas, 3 perguntas semelhantes aos testes de proeficiência de inglês.


Questão 1: (FCC – TRE/AP – Técnico Judiciário – 2011)


Entre as frases que seguem, a única correta é:

a) Ele se esqueceu de que?

b) Era tão ruím aquele texto, que não deu para distribui-lo entre os presentes.

c) Embora devessemos, não fomos excessivos nas críticas.

d) O juíz nunca negou-se a atender às reivindicações dos funcionários.

e) Não sei por que ele mereceria minha consideração.


Questão 2: (Consulplan – CAPS – Assistente Social – 2011)


Os sentidos e a correção da grafia das palavras do texto seriam mantidas caso se substituísse:

a) massacre por assacinar;

b) ampliar por almentar;

c) ostensivo por esibido;

d) precariedade por deficiência;

e) acessível por alcanse.


Questão 3: (MP/PE – Penum (Estágo Nível Universitário) – 2011)


O plural de cidadão, pastelzinho e paul é:

a) cidadões, pasteisinhos, pauls;

b) cidadãos, pasteisinhos, pauis;

c) cidadãos, pasteizinhos, pauis;

d) cidadãos, pasteizinhos, pauls;

e) cidadãos, pasteisinhos, pauis.


Terminou as 3 questões? Confira as respostas abaixo!

Segue o gabarito: Questão 1: E

Questão 2: D

Questão 3: C


Iaí? Acertou tudo?

Se sim, parabéns! Você tem um bom conhecimento da gramática da língua portuguesa e é fluente em português!
Se não, você não é fluente em português e está precisando estudar!

Brincadeiras à parte, parece absurdo avaliar nossa fluência na língua materna por meio dessas perguntas, já que não saber respondê-las não nos torna menos capazes de ler, escrever e compreender o português com facilidade e fluidez. Então, por que adotamos uma abordagem semelhante ao avaliar fluência em outros idiomas?


Algo importante a ser entendido é que ser fluente em um idioma vai além do conhecimento gramatical;  a fluência transcende a mera tradução literal e incorpora nuances culturais, idiomáticas e contextuais.


Quando alguém é verdadeiramente fluente em um idioma, possui a capacidade de articular ideias complexas com clareza e naturalidade, adaptar-se a diferentes situações de conversação e entender as entrelinhas.

Vou contar minha mudança de chave, antes eu pensava que somente teria um níve avançado no espanhol e no inglês quando eu obtivesse um certificado internacional. Porém percebi que: consigo entender quase que qualquer conteúdo apresentado nas mídias e na televisão, consigo conversar sobre quase qualquer tema com nativos sem dificuldade e, não tinha dificuldade em escrever textos ou entender músicas. Hoje, me considero fluente.

Como o TALKNTALK pode te ajudar no processo de fluência?


A fluência chega com a prática constante, com a exposição regular ao idioma e com a integração da língua de forma natural em nossas vidas cotidianas. Quanto mais nos envolvemos no uso do idioma em diferentes contextos e situações, mais familiarizados ficamos com suas nuances e peculiaridades. A fluência, portanto, não é apenas o resultado do estudo dedicado, mas também da incorporação gradual do idioma em nossas interações diárias, tornando-o uma parte constante e da nossa comunicação.


As imersões, aulas, comunidades, grupos e cursos oferecidos pelo TALKNTALK proporcionam oportunidades excepcionais para essa exposição ao idioma desejado. Ao participar dessas experiências, os estudantes têm a chance de aprimorar suas habilidades linguísticas de maneira prática e imersiva, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento no idioma.


Abaixo, compartilho um vídeo incrível que narra a jornada do facilitador Endel Muller, e eu super recomendo que vocês assistam.

Vai que você descobre que também é fluente!

Para mais informações, acesse talkntalk.com.br e faça parte da plataforma para praticar a conversação em vários idiomas.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page