top of page

Time management

Are you enjoying your life or just completing tasks?


Oi, pessoal, tudo bem? Espero que sim! Hoje vim falar com vocês sobre gerenciamento e organização do nosso tempo e trazer um pouco da minha experiência pessoal.


Eu sempre fui uma pessoa muito proativa e nada procrastinadora (de verdade!). Conseguia cumprir tudo que eu precisava fazer com antecedência. Costumava dizer que eu procrastinava ao contrário: fazia tudo logo para poder ficar logo despreocupada. Porém, a pandemia e chegou e acho que nem preciso dizer muito sobre o que aconteceu. Me tornei uma pessoa realmente procrastinadora, ansiosa, com dificuldade de concluir tarefas e que deixa tudo para fazer em cima da hora. Não me orgulho disso.


Ontem, no encontro das 14 horas, escolhi um tópico para falarmos sobre gerenciamento do tempo e organização no dia a dia. Acho que esse é um assunto que a galera gosta bastante de falar e eu também gosto, por isso decidi levar.


Muitas vezes ouço Talkers perguntando “nossa, mas como vocês hosts tem tantas ideias de temas diferentes para falar sobre?” e a resposta é: levamos coisas da nossa vida pessoal para os encontros. O TNT para muitos é como uma terapia e eu sempre gosto de levar assuntos que estão presentes no meu dia a dia, para ouvir a opinião de vocês e compartilhar minhas ideias. Isso me ajuda bastante.


Para quem não sabe, eu tenho apenas 22 anos e, na sala onde eu estava, eu era a pessoa mais nova. Os outros talkers eram pessoas com mais experiências de vida do que eu, todos casados, com filhos e até netos, e achei bem legal essa troca de experiências sobre organização e tudo mais.

Eu gosto bastante de organizar o que tenho pra fazer durante a semana, mesmo que eu não vá cumprir metade do que está planejado. Tento ao máximo me organizar e ser produtiva, mas para mim tem sido muito difícil. Gosto bastante de usar o google agenda para organizar minhas aulas e minhas tarefas e posso dizer que não vivo sem ele. Toda minha rotina tem sido remota desde o início da pandemia, exceto por alguns raros casos, afinal a “vida real” ainda continua querendo ou não. Posso dizer que não gosto nada da vida online, exceto do TNT. Ficar na frente de um computador o dia todo me cansa muito mais do que pegar os 4 ônibus que eu tinha que pegar para ir à universidade.


Muitos talkers também disseram preferir a vida presencial. Claro que tem coisas que a internet sempre irá facilitar, mas acredito que é sempre melhor ter companhia e ver rostos reais ao redor e outras pessoas também concordam.


Sobre as perguntas do encontro, houve algumas que serviram só para gerar discussão, perguntas como “você acha que organizar seu tempo é importante?” ou “o que você considera uma perda de tempo?” e outras mais profundas e filosóficas, afinal, é como eu disse: o TNT é uma terapia, haha!


Antes de falar sobre as perguntas filosóficas, eu queria falar sobre o que a gente considera perda de tempo. Hoje em dia, como eu disse, a nossa vida é praticamente toda na internet e é muito fácil nos distrairmos e nos desviarmos do foco (pelo menos para mim é). Abrimos o celular para responder uma mensagem e quando nos damos conta, passamos uma ou duras horas rolando o feed do Instagram ou vendo vídeos aleatórios no feed infinito do TikTok. Eu sou uma pessoa que gosta muito de passar tempo nas redes sociais, mas ao mesmo tempo me sinto mal por fazer isso, pois sinto que estou desperdiçando minha vida. Daí vem a culpa por não estar sendo uma pessoa super produtiva, mas não consigo quebrar o ciclo.




O que é uma perda de tempo pra você?





Mas uma pergunta que mexeu muito comigo foi:


“você está vivendo a sua vida, ou apenas completando tarefas?”

Os talkers disseram que estão aproveitando a vida, que também cumprem tarefas, mas que estão aproveitando e sendo felizes. Fico feliz em saber disso! <3


Para mim não é bem assim, afinal, estou terminando uma graduação e as incertezas e surpresas do futuro ainda são muitas. Sinto que preciso completar várias tarefas agora para no futuro começar a aproveitar. O que você acha? Você já passou por isso?


Bom, agora quero saber de você: você está aproveitando ou só cumprindo tarefas? Como você acha que pode quebrar esse ciclo? Já agradeceu pelas pequenas coisas da vida hoje?


Com esse ar filosófico e terapêutico, me despeço. Te vejo no TNT :D

165 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rodrigo Brasil
Rodrigo Brasil
Oct 22, 2021

Olá, não participei da Meeting mas achei o assunto bem interessante...Para mim, essa é uma busca diária, onde tento gerenciar meu tempo e tentar ser mais produtivo, porém também percebi que as vezes é cansativo ficar nessa de tentar ter tudo "cronometrado" e agora estou tentando buscar um equilíbrio de vida mais sadio e natural invés de tentar forçar algumas coisas... É um assunto muito bom e acredito que pode ser usado em mais encontros 🙂

Like
tognerejasmyn
tognerejasmyn
Oct 22, 2021
Replying to

Oi Rodrigo! Obrigada por ler o post e por compartilhar um pouco da sua experiência. Realmente é muito difícil achar esse "meio termo". Queremos levar as coisas mais suavemente mas ao mesmo tempo, vivemos num mundo onde precisamos estar sempre correndo atrás do nosso e não podemos parar. Com certeza levarei mais assuntos assim :)

Like
bottom of page