top of page

the power of words

Atualizado: 16 de out. de 2021

“Words are invisible weapons that carrier more than sense or meaning, They carrier power. Words can be powerful tools for the powerfulness of destruction”



Nos dias de hoje, vivemos em um mundo quase que completamente remoto, onde passamos horas e horas do nosso dia em frente à computadores e celulares. Mais que nunca é preciso ter atenção às nossas palavras, já que através delas podemos afetar pessoas positivamente e negativamente.


Você pode se perguntar “mas e o que o meio digital tem a ver com isso?” e eu te digo: tudo.


Com a falta de contato entre as pessoas, podemos perder nossa humanidade e proferir palavras que podem machucar, já que não vemos quem está do outro lado da tela e muito menos, as reações ao lerem o que dizemos. Podemos causar lagrimas de tristeza ou de alegria.


Por quais lágrimas você quer ser responsável?


Claro que não queremos magoar pessoas intencionalmente (certo?), mas justamente por não estarmos mantendo contato pessoal, pode haver diferentes interpretações de uma mesma mensagem e isso pode causar discussões e desgaste entre todo tipo de relações.


Até mesmo em relações virtuais, já que hoje em dia, o remoto está dominando o mundo. Fazemos amigos online, conhecemos novas pessoas, conversamos, arrumamos empregos, criamos vários relacionamentos e redes de networking online. Temos até redes sociais para isso!


Em um TNT que aconteceu no mês de setembro com o tema “The power of words”, os Talkers puderam discutir seus pontos de vista sobre o quanto as palavras que dizemos carregam poder. Podemos mudar a vida das pessoas simplesmente com palavras. Já parou para pensar nisso? No quão maravilhoso (e perigoso) isso pode ser?



Com um simples elogio podemos mudar o dia de alguém para melhor sem ao menos termos noção disso. Com uma conversa simples de 5 minutos, podemos mudar a vida de alguém para sempre. Precisamos ser responsáveis com o que dizemos, é preciso pensar sempre antes de falar, seja o que for. Dessa forma, podemos evitar desastres e até mesmo salvar vidas.



Uma das perguntas feitas nesse TNT foi:


Do you believe words can change de world? / Você acredita que as palavras podem mudar o mundo?

Os participantes concordaram que sim e deram vários exemplos.


Um ponto muito interessante foi colocado por um Talker foi que as palavras são como facas. Da mesma maneira que uma faca pode te ajudar a cortar frutas, legumes, te ajudar a preparar uma refeição, a mesma faca pode te machucar enquanto você corta um dedo sem querer.


Palavras podem mudar vidas;

Podem inspirar pessoas;

Podem salvar, podem machucar.


Precisamos ser gentis. Nós nunca sabemos pelo que as pessoas ao nosso redor estão passando.


Claro que falar é fácil. Muitas vezes na hora da raiva, dizemos coisas que não queremos dizer ou ouvimos coisas que não estávamos preparados para ouvir e isso pode levar a brigas e discussões.


Da mesma forma que podemos machucar, também podemos ser machucados. É preciso sempre utilizar as palavras: conversar, se entender, pedir desculpas, e aprender a não errar de novo ou a errar o mínimo que pudermos. Precisamos tentar ser as pessoas que queremos ter por perto (inclusive falei desse assunto no último post. Se você perdeu, corre para ler que ainda dá tempo).


Porém, voltando ao raciocínio da conversa, outro ponto interessante que foi trazido é que podemos mudar nossos hábitos e nossa forma de ser através dos conteúdos que consumimos. Consumir conteúdos mais “positivos” (sei que pode parecer até clichê, mas isso é muito real!) podem ajudar muito. Muitas vezes podemos trazer negatividade e nos machucar com as nossas próprias palavras.


Então, tão importante quanto nos atentarmos ao que dizemos ao outro, precisamos ter o mesmo carinho e atenção com as coisas que dizemos a nós mesmos. Você tem esse costume de dizer palavras legais a si mesma? Se não, o que precisa fazer para começar?


Claro, esse é o meu ponto de vista sobre o encontro. Caso você queira assisti-lo e ter seu próprio ponto de vista ou até mesmo acrescentar a esse texto, assista clicando aqui. Tenho certeza que teremos uma ótima discussão!


Mas, quero saber de você:


Do you believe words can change the world?


Compartilhe sua resposta aqui nos comentários. Te vejo no TNT :D


81 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page