top of page

Preparação para a volta às aulas versão idiomas

Agora que as escolas de samba, os bloquinhos e o carnaval passaram, podemos dizer que o ano finalmente começou. E com um ano com poucos feriados durante a semana, em 2024 vamos ter bastante dia útil para estudar e trabalhar. Normalmente esse é o cenário comum de preparação de começo de ano: para a escola, para a faculdade, para o trabalho e para a academia. Quase não vejo preparação para o estudo de idiomas. E como estamos em uma plataforma de idiomas, nada mais justo do que deixar uma contribuição, não é mesmo? Siiiiiiiiiiim.



Então, com base na imersão em inglêsBack-to-school (language classes version)” que participei essa semana na plataforma TalknTalk, decidi separar algumas dicas minhas que uso e sempre compartilho. São dicas simples mas que podem ajudar bastante:


1. Defina um objetivo!


Antes de começar a estudar o seu idioma de preferência, primeiro defina e construa um objetivo. Ou seja, o que te motiva a aprender tal idioma? O Philipe em um de seus vídeos iniciais aqui na TNT diz para a gente sempre se lembrar “Por que você quer ter o inglês fluente?” e é sempre uma ótima pergunta para se lembrar do seu objetivo. (Eu, por exemplo, desejo ser fluente para tentar uma vaga de trabalho no exterior um dia.)


2. Reserve um momento para estudar


Seja lá qual for o seu idioma estudado, tire um tempo na semana para focar naquela matéria como a gramática, por exemplo. Nem que seja apenas 30 minutos, mas é importante você consumir o conteúdo novo para ir montando na sua cabeça o seu novo vocabulário. E fazer disso um hábito facilita bastante a fixar na memória que em tal dia e tal horário é hora de estudar o idioma. (Mas não precisa ficar engessado a isso, claro.)


3. Use e abuse da tecnologia para aprimorar o seu aprendizado


Nos dias atuais, nós temos uma grande e poderosíssima aliada chamada tecnologia. Graças à ela, podemos ter um computador minúsculo em nossas mãos chamado celular. Com ele podemos acessar redes sociais, streamings, jogar e ESTUDAR. Tudo o que mencionei que podemos fazer com o celular pode ser aproveitado na hora de aprender um novo idioma.


  • Nas redes sociais, você pode buscar por perfis de professores de idioma, escolas, páginas que falam sobre o tema; Acompanhar perfis de notícias internacionais, jornais, famosos. Buscar comunidades para trocar mensagens e conhecer pessoas nativas naquele idioma;

  • Nos streamings de vídeo como Youtube, é possível encontrar canais que abordam a educação ou mesmo canais de gringos fazendo vlogs sobre o dia a dia no seu próprio idioma; Nos streamings de áudio, como Spotify, tem Podcast que ensina expressões, tem alguns que falam o inglês mais devagar para quem está aprendendo, de diversas formas. É só buscar por “Podcast em inglês” que, normalmente, aparece uma grande variedade de sugestão;

  • Têm jogos que podem nos ajudar a desenvolver o idioma desejado, seja ele voltado para a educação ou não. Como o famosíssimo Duolingo; Fazer 15 minutos enquanto está no trânsito ou esperando na fila do banco, já ajuda muito o seu cérebro a fixar o conteúdo e absorver coisas novas.

  • Ouvir músicas em outro idioma e tentar escrever o que você ouviu em uma folha é um ótimo exercício para praticar a sua escuta e escrita. Assim como assistir séries legendadas no idioma falado ou sem legenda também é uma ótima maneira de aprender e saber como você está indo.

  • Tente inserir o idioma a ser aprendido no seu dia a dia, por exemplo, mudando o idioma do seu celular para ele, assim você precisa se esforçar um pouquinho mais para fazer tal funcionalidade no seu aparelho. Mude o máximo de coisa que puder para esse idioma.


4. Se arrisque e não tenha medo de FALAR!


Pode parecer bobo, mas muita gente acaba travando na hora de falar (inclusive esse que vos escreve). Mas começar a praticar a conversação é importante para perder o medo de falar e o receio de cometer erros. Lembre-se, é normal errar, principalmente quando estamos falando outro idioma que não seja o nosso nativo. O mais importante é se comunicar e ambos os lados se entenderem.


E é aqui a TALKNTALK pode ajudar todo mundo a praticar a conversação e destravar o seu aprendizado no inglês, espanhol, francês e italiano. Como eu disse lá no começo, foi graças a uma imersão de inglês super divertida que eu decidi escrever esse texto. Também foi graças às imersões que consegui criar coragem e aceitar fazer entrevistas em outros idiomas (inglês e espanhol). Nas imersões você pode aprender muito sobre diversos assuntos e ainda praticar e desenvolver o seu idioma desejado, além de conhecer pessoas totalmente diferentes de você e da sua realidade, tornando o aprendizado mais divertido e único.


Na TALKNTALK, você tem muito mais ferramentas além das imersões que podem ser agendadas de acordo com o tema e o horário, a TNT disponibiliza os cursos do nível básico ao avançado, teste de nível, material em PDF para baixar e estudar no seu tempo e, claro, a comunidade de Talkers que estão no mesmo barco do aprendizado de outro idioma.


E aí, já está preparado (a) para estudar um idioma novo?

24 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page