top of page

Pare de se desculpar pelo seu inglês ruim

Você já se desculpou pelo seu inglês 'ruim'? Você sabe, aquelas situações em que:



Que já disse algo parecido com isso enquanto conversava com outra pessoa?


Alguém lhe faz uma pergunta que você não entende; você presume que é porque não sabe inglês o suficiente e responde “Sinto muito, meu inglês não é muito bom. Você pode dizer isso de novo?"


Alguém pede que você repita o que disse; você imediatamente assume que eles não o entenderam por causa de suas fracas habilidades de falar inglês e responde pedindo desculpas primeiro “Desculpe, inglês não é minha primeira língua. Eu estava dizendo…"


Por que você se desculpou? Deixe-me adivinhar.


Você acha que ao deixar a outra pessoa saber que o inglês é apenas sua segunda língua, ela terá mais empatia por você; eles entenderão e aceitarão melhor a situação. Se houver alguma falta de clareza, você espera que a culpa seja do seu “mau inglês” e não da sua capacidade de transmitir sua mensagem ou compreender a comunicação deles.


Como para de se desculpar


Todos nós sabemos como é difícil aprender um idioma, mas você saiu da sua zona de conforto e conseguiu mesmo assim. Você é incrível. Você é corajoso!


Você tem sotaque.

E daí?


Seu sotaque faz parte da sua identidade e conta a sua história.

Deveria ser motivo de orgulho e não de vergonha. 


Você não tem vocabulário sofisticado suficiente e, portanto, usa as mesmas “palavras simples”.


E daí?

As pessoas te entendem?

Você consegue comunicar suas ideias de forma eficaz?


Se a resposta for sim, então você está indo bem e deve se sentir bem consigo mesmo.


Afinal, o que é um inglês ruim?


O que muitos define que seu inglês "ruim" como.


  • “Usando os tempos verbais errados quando estou falando.”

  • “Sempre usando as mesmas palavras simples.”

  • “Confundindo as preposições.”

  • “Não ser capaz de pronunciar certas palavras.”


O que realmente importa é a capacidade de transmitir suas ideias de forma clara e compreensível, adaptando sua linguagem ao contexto e público-alvo. Isso significa escolher as palavras certas para expressar suas ideias, utilizar uma entonação e ritmo adequados para garantir entendimento e focar na mensagem principal, independentemente de alguns erros gramaticais ou dificuldades de pronúncia.


Falar ou comunicar: eis a questão.


O que significa comunicar? fazer chegar, transmitir. 'comunicar' == tornar comum em outras palavras, tornar acessível.


Quando usamos palavras sofisticados e as pessoas não entendem, esquecemos de “tornar as coisas comuns”. Falando em outras palavras, você não está se comunicando. Você precisa decompor as coisas, simplificar sua mensagem, ajudar os outros a entendê-lo.


Como você sabe que se comunica de maneira eficaz:


Quando você se coloca no lugar do ouvinte . Imagine quais informações eles precisam/gostariam de ouvir de você para realizar a ação que você deseja e quais informações deixar de fora. (conteúdo + concisão).


Ao resumir o que a outra pessoa disse para demonstrar que você estava ouvindo e garantir que você entendeu.


Quando você não tem certeza de ter entendido corretamente, você formula (e oferece) uma hipótese que permite que eles o corrijam.


Estas são qualidades que demonstram que você é um comunicador de negócios eficaz em inglês, e não uma gramática perfeita, um vocabulário sofisticado.


Seja confiante


A confiança é crucial em todos os aspectos das nossas vidas, mas é ainda mais crucial quando comunicamos numa língua estrangeira. Identifique o que você precisa alcançar para se tornar (mais) confiante ao falar inglês. Se você precisa se tornar um bom comunicador, trabalhe na forma como estrutura e apresenta suas ideias.


Ou seja...


Pare de se desculpar pelo seu inglês “ruim”. Suas desculpas não lhe trarão perdão, mas farão você parecer fraco, menos confiante e irritarão seu ouvinte. Pare de culpar o seu inglês 'ruim' por aquele negócio fracassado ou por ter sido rejeitado por aquela promoção.


Pare de pensar que se você aprender a falar mais, com um inglês sem erros e com gramática perfeita , causará mais impacto como apresentador. Comece a se concentrar em aprender como se comunicar , não em falar mais. Quanto mais cedo você começar a fazer isso, mais confiante e valorizado você se tornará.


A chave para a confiança na comunicação em inglês é realmente focar na clareza e na capacidade de transmitir suas ideias, mesmo que não seja perfeito gramaticalmente.


Participe das imersões em Inglês da TALKNTALK que é o lugar para você quebrar essa barreira, esses medos e sem precisar pedir desculpas. Veja abaixo como funciona e seja membro da plataforma o quanto antes.



38 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page