Você já se desculpou pelo seu inglês 'ruim'? Você sabe, aquelas situações em que:
Que já disse algo parecido com isso enquanto conversava com outra pessoa?
Alguém lhe faz uma pergunta que você não entende; você presume que é porque não sabe inglês o suficiente e responde “Sinto muito, meu inglês não é muito bom. Você pode dizer isso de novo?"
Alguém pede que você repita o que disse; você imediatamente assume que eles não o entenderam por causa de suas fracas habilidades de falar inglês e responde pedindo desculpas primeiro “Desculpe, inglês não é minha primeira língua. Eu estava dizendo…"
Por que você se desculpou? Deixe-me adivinhar.
Você acha que ao deixar a outra pessoa saber que o inglês é apenas sua segunda língua, ela terá mais empatia por você; eles entenderão e aceitarão melhor a situação. Se houver alguma falta de clareza, você espera que a culpa seja do seu “mau inglês” e não da sua capacidade de transmitir sua mensagem ou compreender a comunicação deles.
Como para de se desculpar
Todos nós sabemos como é difícil aprender um idioma, mas você saiu da sua zona de conforto e conseguiu mesmo assim. Você é incrível. Você é corajoso!
Você tem sotaque.
E daí?
Seu sotaque faz parte da sua identidade e conta a sua história.
Deveria ser motivo de orgulho e não de vergonha.
Você não tem vocabulário sofisticado suficiente e, portanto, usa as mesmas “palavras simples”.
E daí?
As pessoas te entendem?
Você consegue comunicar suas ideias de forma eficaz?
Se a resposta for sim, então você está indo bem e deve se sentir bem consigo mesmo.
Afinal, o que é um inglês ruim?
O que muitos define que seu inglês "ruim" como.
“Usando os tempos verbais errados quando estou falando.”
“Sempre usando as mesmas palavras simples.”
“Confundindo as preposições.”
“Não ser capaz de pronunciar certas palavras.”
O que realmente importa é a capacidade de transmitir suas ideias de forma clara e compreensível, adaptando sua linguagem ao contexto e público-alvo. Isso significa escolher as palavras certas para expressar suas ideias, utilizar uma entonação e ritmo adequados para garantir entendimento e focar na mensagem principal, independentemente de alguns erros gramaticais ou dificuldades de pronúncia.
Falar ou comunicar: eis a questão.
O que significa comunicar? fazer chegar, transmitir. 'comunicar' == tornar comum em outras palavras, tornar acessível.
Quando usamos palavras sofisticados e as pessoas não entendem, esquecemos de “tornar as coisas comuns”. Falando em outras palavras, você não está se comunicando. Você precisa decompor as coisas, simplificar sua mensagem, ajudar os outros a entendê-lo.
Como você sabe que se comunica de maneira eficaz:
Quando você se coloca no lugar do ouvinte . Imagine quais informações eles precisam/gostariam de ouvir de você para realizar a ação que você deseja e quais informações deixar de fora. (conteúdo + concisão).
Ao resumir o que a outra pessoa disse para demonstrar que você estava ouvindo e garantir que você entendeu.
Quando você não tem certeza de ter entendido corretamente, você formula (e oferece) uma hipótese que permite que eles o corrijam.
Estas são qualidades que demonstram que você é um comunicador de negócios eficaz em inglês, e não uma gramática perfeita, um vocabulário sofisticado.
Seja confiante
A confiança é crucial em todos os aspectos das nossas vidas, mas é ainda mais crucial quando comunicamos numa língua estrangeira. Identifique o que você precisa alcançar para se tornar (mais) confiante ao falar inglês. Se você precisa se tornar um bom comunicador, trabalhe na forma como estrutura e apresenta suas ideias.
Ou seja...
Pare de se desculpar pelo seu inglês “ruim”. Suas desculpas não lhe trarão perdão, mas farão você parecer fraco, menos confiante e irritarão seu ouvinte. Pare de culpar o seu inglês 'ruim' por aquele negócio fracassado ou por ter sido rejeitado por aquela promoção.
Pare de pensar que se você aprender a falar mais, com um inglês sem erros e com gramática perfeita , causará mais impacto como apresentador. Comece a se concentrar em aprender como se comunicar , não em falar mais. Quanto mais cedo você começar a fazer isso, mais confiante e valorizado você se tornará.
A chave para a confiança na comunicação em inglês é realmente focar na clareza e na capacidade de transmitir suas ideias, mesmo que não seja perfeito gramaticalmente.
Participe das imersões em Inglês da TALKNTALK que é o lugar para você quebrar essa barreira, esses medos e sem precisar pedir desculpas. Veja abaixo como funciona e seja membro da plataforma o quanto antes.
コメント