top of page

ACESSO RÁPIDO:

ÁREA DE MEMBROS

O Inglês é realmente importante para minha profissão?

O mercado de trabalho tem exigido muitos requisitos nas vagas, principalmente a fluência em inglês. Neste artigo, entenda porque é preciso adquirir essa habilidade e conheça algumas áreas que têm exigido um segundo idioma.


Existem muitos profissionais que possuem ótimos currículos, vasto conhecimento, mas às vezes falta o “plus”, e em muitas situações a falta de fluência no inglês é um obstáculo. Você já deve ter ouvido ou visto alguém se lamentar:


"Poxa! Ótima oportunidade, mas não tenho o inglês.”

Eu já fui uma dessas pessoas, mas decidi mudar esse cenário em minha vida. Infelizmente, ainda é comum ouvirmos ou presenciarmos situações desse tipo. Se este é o seu caso, espero que este conteúdo o inspire a virar a página e superar as frustrações de não falar um segundo idioma.


Todos os dias acompanho vagas na área de tecnologia, em busca da minha primeira oportunidade como analista de testes, e o inglês é realmente algo fundamental, pois muitas documentações, bem como cursos específicos da área, estão neste idioma. E se pensarmos nas candidaturas das vagas internacionais, essa habilidade é fortemente exigida, pois como se comunicar, participar de uma reunião ou entrevista sem ter o domínio do idioma?

Como mudar de país se você não sabe se comunicar?

A concorrência está cada vez mais acirrada e se não buscarmos um diferencial, os objetivos ficarão mais distantes. Pense nisso!!


Oportunidades e benefícios

Se você pensa que é só na área de tecnologia que há essa exigência de habilidade em inglês, está enganado (a). Em artigo publicado no site da Catho em outubro/2023, foram mencionadas as 10 profissões para quem fala inglês, e as três primeiras citadas foram tecnologia, administração e marketing.


Entende a importância de se especializar, de ter um aprendizado contínuo para acompanhar as tendências do mercado? Não basta ser pós-graduado, ou ter um curso técnico, pois são exigências básicas que a maioria dos candidatos apresenta. Algumas empresas buscam por profissionais com habilidades diferenciadas, que estão sempre se especializando e aprendendo coisas novas.


Ao falar um segundo idioma, muitas oportunidades podem ser exploradas, sejam elas remotas ou mudanças para outros países. Já pensou? Não é só pelo dinheiro, que é, sim, muito importante, mas sim pela qualidade de vida para você e sua família, visando um conforto a longo prazo, vivendo experiências únicas que te proporcionarão mais independência financeira e, consequentemente, conquistas pessoais e profissionais.


A língua inglesa auxilia no desenvolvimento profissional e abre muitas portas, porém, não existem muitos profissionais com essas skills e é claro que quem as tiver com certeza terá uma remuneração atrativa. Segundo um artigo publicado pelo Indeed:


“...É comum empresas terem dificuldade de encontrar profissionais que preencham esse requisito. Por isso, se você pensa em procurar uma oportunidade que ofereça uma remuneração diferenciada, invista no inglês... (Indeed, 2023)”

Se você almeja um futuro promissor e deseja se destacar como profissional, não pense duas vezes, comece a investir no aprendizado de idiomas para não ser surpreendido com imprevistos como layoff e para não se deparar com falta de oportunidades por não ter habilidades linguísticas.


Uma curiosidade abordada neste artigo também diz respeito ao desenvolvimento das habilidades cognitivas adquiridas por pessoas que falam mais de um idioma:

“...Essas pessoas se tornam melhores no senso de priorização de tarefas e conseguem trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Tais habilidades são importantes tanto para o desempenho profissional quanto na vida pessoal...(Indeed, 2023)

É como eu disse anteriormente, aprender um novo idioma transforma nossa vida, influencia nosso comportamento, passamos a ter uma visão mais abrangente do que está ao nosso redor. Conseguimos gerir o tempo com mais sabedoria e de acordo com nossos propósitos.


O ambiente perfeito

O processo de aprendizado exige disciplina, foco, superação, e estar no ambiente certo pode facilitar cada etapa de dedicação nos estudos. A plataforma da TALKNTALK é o lugar ideal para adquirir a fluência, pois, além dos acessos aos cursos, terá a oportunidade de colocar em prática tudo que estiver estudando nas conversações.


As imersões desempenham um papel fundamental na fase de estudos. Para alcançar a fluência você precisará da prática para estar preparado para situações que o mercado de trabalho exige. Mesmo que você não saiba nada, não há problema, no início vai dar aquele frio na barriga e receio de falar, mas com o tempo isso passa e valerá muito a pena todo o empenho e dedicação.


O ambiente nas imersões é muito agradável. Ao participar diariamente destes encontros, você obterá resultados satisfatórios e estará pronto para as oportunidades que surgirem na sua jornada.


Aproveite para iniciar o ano adicionando esta nova habilidade ao seu planejamento. Conheça a plataforma da TALKNTALK. Saiba mais em: www.talkntalk.com.br

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page