top of page

O Carnaval no Brasil e no Mundo

Atualizado: 5 de fev.

Fevereiro chegando e com ele um dos eventos mais famosos aqui no Brasil, sinônimo de alegria, samba, cores, blocos na rua e muita diversão: o Carnaval.


Você sabia que o carnaval é a maior festa popular do Brasil e do mundo? Sim, do mundo! Ele não é comemorado apenas aqui no país! Por sermos conhecidos como o país do samba, temos a impressão de que o Carnaval é uma festa exclusivamente brasileira, mas esse evento também é comemorado em outras partes do mundo.


Origem do Carnaval


Alguns estudiosos acreditam que o Carnaval tem relação com costumes religiosos de séculos atrás e que sua origem vem das festividades que os romanos católicos costumavam realizar nos dias que antecediam a Quaresma. A Quaresma vem antes da Páscoa Cristã, um período de 40 dias, onde os devotos não podiam consumir carne e precisavam controlar prazeres mundanos. Inclusive a palavra Carnaval é relacionada a isso, originária do latim carnis levale, significa “retirar a carne”.


Na Europa, nos carnavais medievais no século XI, os homens saíam as ruas fantasiados de mulheres e durante o Renascimento, nas cidades italianas eram criadas canções para acompanhar os desfiles.


No Brasil, o Carnaval se iniciou com uma brincadeira portuguesa chamada entrudo e era comumente praticada pelas camadas mais populares da sociedade. Nessa brincadeira popular, as pessoas saiam as ruas e sujavam uma as outras de lama, urina, líquidos aromatizados etc.


Posteriormente, a partir do século XIX, outras formas de celebrar e de gêneros musicais e ritmos foram sendo incorporados como o baile de máscaras, o afoxé, maracatu, samba e marchinhas.


Abaixo deixo alguns eventos importantes para a história do Carnaval brasileiro:


  • Em 1928 a primeira escola de Samba foi criada: a “Deixa Falar” que hoje é conhecida como a escola Estácio de Sá localizada no Rio de Janeiro

  • Em 1950, em Salvador, o primeiro trio elétrico surgiu e desfilou pelas ruas da cidade fazendo enorme sucesso.

  • Em 1984, o Sambódromo foi construído e passou a ser um dos mais famosos símbolos do Carnaval brasileiro, além de elevar o evento a uma tradição cultural e um negócio lucrativo para o nosso país em razão do turismo e entretenimento.



Foto de Ugur Arpaci na Unsplash

Carnaval no Mundo


Durante o mesmo período do nosso Carnaval, acontece em vários estados dos Estados Unidos o chamado Mardi Gras, que significa terça-feira gorda em francês porque a terça feira é a última noite onde é possível consumir alimentos com carne antes da Quaresma. Durante o Mardi Gras mais de 50 agremiações desfilam pelas ruas com carros alegóricos, principalmente no estado de New Orleans.


Em Nice na França, o Carnaval também é chamado de Mardi Gras, e durante o evento além de festas de ruas e desfiles de carros alegóricos com bonecos enormes feitos de papel marchê, tem a famosa Batalha das Flores, onde os personagens em carros floridos jogam flores para a multidão.


Um ponto importante que cabe ressaltar é que em muitos lugares do mundo a Terça-feira gorda é muito importante pra eles, ao contrário do Brasil onde a Quarta-feira de Cinzas é mais conhecida e marcante por representar o fim das celebrações de Carnaval.


Já na Inglaterra, o Carnaval deles, conhecido como Carnaval de Notting Hill não acontece em fevereiro e sim em agosto quando as temperaturas estão melhores, mais amenas. Trios elétricos, multidões e palcos improvisados tomam as ruas inglesas inspiradas principalmente pelo nosso Carnaval Carioca.


O Carnaval também é comemorado na Alemanha, principalmente na cidade de Colônia (Köln), com desfiles, marchinhas, carros alegóricos e pessoas fantasiadas. Chamado de Karneval, ele se inicia oficialmente as 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro e tem seu ápice no mesmo período do Carnaval do Brasil. Um ponto interessante é que durante o desfile dos carros alegóricos são jogados doces e bombons para a multidão.


Falando em Carnaval que se inicia antes de fevereiro, no Uruguai o Carnaval começa em janeiro com alguns eventos oficiais.  Ele é finalizado na mesma época que o brasileiro, totalizando assim quase 40 dias de festa. É o Carnaval mais longo do mundo!


A Espanha também não fica para trás no quesito Carnaval! Barcelona celebra um dos Carnavais mais populares do mundo em fevereiro e é bem parecido com o Carnaval brasileiro. Lá, eles possuem um personagem fictício chamado Rei Carnestoltes, que dá a permissão para os foliões se divertirem à vontade. Além disso, rolam desfiles, bailes de máscaras e escolhas de Rainha do Carnaval.


Na Colômbia, o Carnaval é celebrado com danças e rimos folclóricos como a cúmbia e a salsa. O Carnaval de Barranquilla, que acontece em fevereiro, foi declarado pela Unesco Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade!


Enquanto isso, na cidade de Gualeguaychú na Argentina, a celebração do Carnaval é bem parecida com a dos brasileiros. Com pessoas desfilando de biquinis e em carros alegóricos madrugada adentro.


Ainda na América Latina, um dos Carnavais mais antigos é o Carnaval celebrado em La Veja, na República Dominicana. Com muito merengue e bachata, o Carnaval de lá leva muitos foliões animados as ruas.


Em Malta, as pessoas costumam sair fantasiadas no domingo em carros alegóricos. As principais comemorações acontecem em Valetta e Nadur, onde rolam competições de fantasias, danças e máscaras, além de muitas brincadeiras e barracas de comidas.


Por fim, no Canadá o Carnaval também é comemorado. Nem mesmo o frio tira a animação deles que celebram a data com roupas de banho na neve. O evento dura 3 semanas com muita música, esculturas de neve, além de atividades esportivas.


Aprendendo a falar sobre o nosso Carnaval com estrangeiros


Agora que você já sabe um pouco sobre o Carnaval do Brasil e do mundo, que tal aproveitar e praticar o seu inglês com os turistas que chegam ao Brasil para celebrar essa data?


Veja abaixo algumas palavras que podem lhe auxiliar na hora de passar alguma informação ou até iniciar um papo sobre o evento:


  • Carnival = Carnaval

  • Reveler = Folião

  • Costumes = Fantasias

  • Carnival blocks = Blocos de Rua

  • Street carnival = Carnaval de rua

  • Samba schools parade = Desfile de escolas de samba

  • Sambadrome = Sambódromo

  • Parade of champions = Desfile das Campeãs

  • Mardi Gras ou Fat Tuesday = Terça-feira de Carnaval

  • Ash Wednesday = Quarta-feira de Cinzas

  • To parade = desfilar

  • Samba dancer = passista


Aprendeu?


Essas são só algumas palavras para te ajudar na hora da comunicação. Você pode aprender essas e muitas outras palavras e expressões durante nossas imersões.


Então aproveita, get your costume e caia na folia seja nas ruas treinando o seu inglês ou nas imersões da Talkntalk praticando a sua conversação!


Clique aqui e saiba mais sobre a TALKNTALK:  https://www.talkntalk.com.br/

48 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
Fabiolla Rabelo
Fabiolla Rabelo
12 feb.

Amei o post sobre carnaval.

Vou adicionar algumas dessas palavras ao meu app do Anki para aumentar o vocab.


Like

Priscila Vieira
Priscila Vieira
09 feb.

Paty, Gostei muito do conteúdo. Foi muito útil conhecer mais sobre as diferentes maneiras como o carnaval é celebrado ao redor do mundo! Muito obrigada por compartilhar as palavras relacionadas ao tema. 🤗

Like
bottom of page