top of page

Medo, amigo ou inimigo?

Fala, galera! Tudo bem com vocês? Me respondam uma coisa: já deixaram de fazer algo por causa do medo? Seja algo simples como aprender um novo idioma, enviar uma mensagem para o crush ou até mesmo encarar uma viagem internacional?


Pois é, o medo pode nos causar sérios problemas e dificultar nossa vida, mas também pode nos ajudar a conquistar grandes coisas!


Imagem: Microsoft Bing - Gerado com IA


Mas, afinal, o que é medo? Em poucas palavras, o medo é uma resposta emocional natural a uma percepção de ameaça, perigo ou desconhecido. É uma emoção básica e instintiva que desencadeia reações no corpo e na mente.


Acredito que todos já conhecem o lado negativo do medo: ele paralisa, causa limitações, gera desconforto, ansiedade e, o pior de tudo, impede a realização dos nossos maiores sonhos. Quando isso acontece, o medo se torna nosso maior inimigo. Porém, o medo também tem seu lado positivo: ele nos protege de possíveis perigos e nos motiva a superar desafios. Quando conseguimos entender e controlar esse sentimento, ele se torna nosso melhor amigo.


Ao longo de nossa vida, o medo sempre foi tratado como o bicho-papão; fomos induzidos a temê-lo e, infelizmente, não encaramos nossos medos de frente, preferimos fugir ao invés de enfrentá-los. Sei que pode parecer loucura chamá-lo de amigo, mas o medo é como um “sentido aranha” que nos avisa quando algo pode dar ruim.


Filipe, como assim?


Digamos que você está se preparando para fazer um exame no DELE e precisa muito dessa certificação para a vaga de emprego dos seus sonhos. O medo de ser reprovado pode te travar, porém pegue esse sentimento e transforme-o em motivação. Com tanto medo de ser reprovado, você pode se preparar e realmente dar o seu melhor nos estudos. Assim, o medo irá diminuir e certamente você tirará de letra essa prova.


Gostaria de compartilhar algumas frases e experiências da minha vida que me ajudaram a superar alguns medos:

"Não vá com medo, vá com conhecimento". - Joel Jota

Quem nunca ouviu a famosa frase "Se tiver com medo, vai com medo mesmo" em alguns casos ela pode funcionar, porém na grande maioria das vezes, ela te colocará em uma enrascada, porque fazer as coisas com medo te deixará sem confiança. Depois que reconhecemos nossos medos e buscamos conhecimento a respeito, a sensação do medo diminui. Para a galera que já conhece o Talk n'Talk e tem medo de participar das imersões, anota essa dica maravilhosa. No nosso portal tem uma mega opção chamada "Planner", e essa ferramenta é exatamente para te dar conhecimento do tema da resenha e diminuir o seu medo de participar das imersões, assim você fica por dentro do tema e pode controlar seu medo e praticar um novo idioma. Então na próxima vez que você sentir medo, busque conhecer a fundo sobre.

"Deus colocou as melhores coisas da vida do outro lado do medo." - Will Smith

Will disse essa frase em uma entrevista a respeito de sua experiência saltando de paraquedas, e o mais engraçado que tive a mesma sensação quando saltei, morro de medo de altura, e justamente nas alturas eu senti uma das melhores sensações da minha vida. Atrás de todo esse medo, havia uma baita recompensa. Quando algo te travar, tente se lembrar disso, tenho certeza que irá te ajudar.

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu". - Amyr Klink

Você é daqueles que tem medo de fazer coisas sozinho? Como comer em um restaurante, ir ao cinema ou assistir a um jogo do seu time do coração? Eu já fui assim e perdi várias oportunidades. Tinha receio de fazer coisas sozinho e sempre precisava de companhia. Isso me limitou e me fez perder muitas oportunidades. Até que percebi que meus sonhos não eram os mesmos dos meus amigos; se quisesse realizá-los, teria que enfrentar meus medos e agir. Foi assim que comecei a planejar meu tão sonhado intercâmbio para Madrid. Atrás de todo esse medo, vivi os melhores dias da minha vida, conheci pessoas fantásticas, lugares maravilhosos e realizei meu grande sonho de viajar para o exterior. Ficou curioso? Dá uma espiada no meu Instagram @silva_filipee.


O medo é um sentimento poderoso e não deve ser evitado. Há vários tipos de medos, e acredito que todo mundo tem o seu. No entanto, tente entendê-lo melhor, vá a fundo, busque superá-los, busque ajuda de um profissional capacitado, não permita que o medo tire a oportunidade de viver todos os seus sonhos. Mas se seu medo for aprender um novo idioma, e falar com pessoas de todo o mundo, a TALKNTALK pode te ajudar com isso.


Espero que tenha inspirado você a enfrentar seus medos com coragem e determinação. Lembre-se, o medo pode ser um desafio, mas também pode ser a chave para descobrir nossa verdadeira força interior. Se você tiver alguma experiência em superar o medo, compartilhe nos comentários. Espero ter o prazer de encontra-los em alguma imersão. Até a próxima e que você siga em frente, superando cada obstáculo com confiança, ¡Saludos!


108 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Superei o medo de ir ao cinema sozinha e não superei o medo de sair das imersões de iniciantes😥😢

Like
Filipe Silva
Filipe Silva
Mar 17
Replying to

É libertador ir ao cinema sozinho, principalmente para prestar mais atenção no filme... Sobre as imersões, eu super te entendo Jéssica, passo isso com o inglês, pois sou iniciante, mas o segredo é você fazer o dever de casa bem feito, se prepare com o planer, treine um pouco, é só vai... Não tem jeito, o começo é muito difícil e desconfortável, porém com o tempo você se acostumará com a dinâmica.

Like

Unknown member
Mar 16

Sensacional, me identifiquei muito com esse post!

Like
bottom of page