top of page

Inglês no Enem: como se preparar, dicas e assuntos recorrentes

Se você escolheu o idioma Inglês no Enem por identificação ou por já ter algum conhecimento na língua, deve estar agora com um emaranhado de perguntas sobre o que cai na prova, quais os temas recorrentes e como se preparar da melhor forma, correto?


Por isso, fizemos um compilado com todas as informações cruciais para você gabaritar a língua estrangeira no exame e chegar ainda mais perto do grande ‘SIM’ da faculdade dos seus sonhos.


Fique por aqui e receba um guia completo da prova de Inglês do Enem.


Como funciona a prova do Enem?



Antes de mais nada, é preciso que você entenda a estrutura da prova de inglês no Enem. Dessa forma, vai saber o que esperar e como iniciar a sua jornada de estudos para vencer o Inglês e aumentar suas chances de alcançar uma boa média como resultado. 


Estrutura da prova do Enem:


  • A prova de língua estrangeira é realizada no primeiro dia do exame. Sim, o mesmo dia da Redação. Ela se enquadra na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas. 


  • É também composta por 5 questões múltipla escolha de língua estrangeira - Inglês ou Espanhol


  • Dificilmente a prova de Inglês no Enem vai ter uma questão puramente gramatical. Geralmente as perguntas são baseadas em interpretação de diferentes gêneros textuais (cartoons, romance, notícia, poema, etc)


  • Outra opção de questão bem comum é explorando o vocabulário da língua. 


  • Assim como a prova de português, as questões em Inglês apresentam uma linguagem verbal, não verbal ou até mesmo ambas.



O que cai na prova de Inglês no Enem e quais são assuntos mais recorrentes?


Essa é a pergunta que todo estudante gostaria de saber a resposta exata, de preferência já com enunciados e respostas (rs)


No entanto, ainda que não se possa prever com exatidão quais serão as questões, é possível fazer uma previsão dos possíveis temas abordados.


Mas, como?


Conhecendo muito bem a prova de Inglês no Enem e realizando análises de dados dos últimos anos. O levantamento desses dados da Plataforma AZ indicou que nos últimos três anos dois assuntos são os campeões em recorrência:


  • Expressões Idiomáticas/Phrasal Verbs

Reconhecer frases em inglês que, geralmente, não ter uma tradução literal. Elas são expressões da língua como: “piece of cake”. Na tradução literal quer dizer "pedaço de bolo", mas a expressão é usada quando algo é muito fácil.


  • Figuras de Linguagem 

Assim como no português, a língua inglesa também usa as figuras de linguagem como instrumento enriquecedor do idioma e a identificação delas é um dos temas mais recorrentes da prova de Inglês do Enem. Por exemplo, o Euphemism (eufemismo), Hyperbole (hipérbole) e Metaphor (metáfora) são algumas das figuras de linguagem mais comuns. Uma expressão idiomática geralmente contém uma figura de linguagem. Exemplo: "passed away" é um eufemismo para o verbo "morrer".


Além disso, os famosos tempos verbais (saber reconhecer o passado, presente e futuro), artigos definidos e indefinidos (a, an e the), cognatos e falsos cognatos, grupo nominais (frases sem verbo), estrutura de frases (afirmativa, interrogativa e negativa) e Linking Words (when, while, since, etc), também são temas que sempre dão o ar da graça no exame.


Prova de Inglês do Enem em porcentagem de habilidades

Habilidade

(%)

Leitura e Interpretação de Textos

50%

Leitura e Interpretação de Cartuns, Tirinhas e Charges

10,7%

Domínio Lexical

12,1%

Análise e Interpretação de Poemas e canções

12,1%

Identificação da Função do Texto

7,9%

Diversidade Linguística

3,6%

Diversidade Cultural

3,6%

Total de 1210 questões analisadas. Fonte: SaS Educação


5 dicas para se preparar para a prova de Inglês no Enem


Agora que você já sabe tudo sobre a prova de Inglês do Enem, já pode começar a se preparar para dominar todas as habilidades e gabaritar a língua estrangeira da prova de vestibular mais importante e disputada do Brasil. 


Para isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a chegar lá com mais facilidade, sem a sensação de patinar no gelo:


1 - Pratique provas anteriores

É nos exames anteriores que você vai ver, na prática, tudo o que foi falado aqui. Uma vez que você entende como a prova funciona, vira um expert não apenas nas habilidades, mas também em não cair em pegadinhas, que também se repetem.

2 - Fique fera na interpretação de texto

Não se pode esquecer que o Inglês é uma língua que, assim como o português, tem como ponto crucial a habilidade de interpretar textos.


Mesmo que você não saiba todas as palavras do texto, é importante entender o contexto e saber interpretá-lo. Para isso, pratique com temas anteriores e veja que não é tão difícil em outra língua quanto parece. 


3 - Atente-se aos temas socioculturais Esse estudo é essencial não apenas para a prova de Inglês do Enem. Saber sobre as pautas socioculturais como diversidade, inclusão social, mídias sociais, equidade de gênero e afins vão te ajudar durante quase todo o exame.


No Inglês, você estar antenado vai fazer com que você reconheça uma questão pelo seu conhecimento prévio do contexto. Isso pode fazer toda a diferença na hora da escolha da opção certa. 4 - Estudos com diversão: pratique a Conversação em Inglês

Em um momento de tanta tensão na vida dos pré-vestibulandos, por que não deixar os estudos mais leves e divertidos? Pratique, pelo menos uma vez na semana, a conversação em inglês. Principalmente a prática direcionada, com estudos prévios, como as chamadasImersões em Inglês. Por exemplo, na TALKNTALK, é possível escolher entre os mais variados temas atuais e/ou cotidianos, para estudar previamente e treinar em um bate-papo descontraído por chamada de vídeo com pessoas reais do Brasil e do mundo. É uma excelente forma de fixar conteúdos e aliviar um pouco a carga de estudos. 5 - Planejamento é a chave Nenhum avanço é possível sem planejamento. Seja estratégico. Você não terá apenas a prova de inglês no Enem, mas também outras matérias.


Portanto, faça um horário semanal a ser cumprido dividindo em matérias e, em sequência, subdividir cada uma delas em pontos fundamentais, como foram abordados nesse artigo.


É uma boa oportunidade de treinar a distribuição do seu tempo, uma vez que a prova do Enem contém 90 questões com hora para começar e terminar.


Datas das provas do Enem e Inscrições

Nesse ano, o Exame Nacional do Ensino Médio, que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior do país, vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 7 de Junho.


Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem, no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e seguir o passo a passo.


Preparado para esse grande passo em direção ao Ensino Superior? Boa sorte e bons estudos.


29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובה אחת

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג

Muito obrigada Talkntalk pelas orientações sobre as provas de inglês do Enem. Dicas excelentes!

לייק
bottom of page