top of page

Como se tornar fluente de uma vez por todas?

Neste artigo eu vou trazer um compilado de habilidades que eu acredito serem as mais importantes antes de você começar a aprender um novo idioma. Nos últimos 6 anos percebi que apenas 4 coisas vão te ajudar a avançar rumo a fluência e você vai saber quais são elas agora.

As habilidades necessárias para falar um idioma fluente.


1. Esqueça o idioma.


O que eu mais vejo entre pessoas que querem aprender um novo idioma é se apegar aos detalhes de como falar isso ou aquilo. Você pode chamar isso de gramática, vocabulário, expressões ou qualquer que seja o nome, mas na maioria das vezes o que impede uma pessoa de começar a falar o idioma é o foco no próprio idioma em vez da comunicação e mensagem que se quer passar.


Antes que você comece a me criticar, e se você for professor de idiomas você provavelmente fará isso, não se apaixone pela gramática. Você não precisa gostar do Inglês, Espanhol ou Francês, mas precisa gostar do que ele vai te proporcionar. Lembre-se da língua como uma ferramenta. Você não quer e nem vai gostar do martelo, mas ele vai ser útil para você em determinadas situações. Foque no resultado, não no detalhe da gramática.


Por isso esqueça o idioma e foque no que realmente importa: o resultado.


2. Aprenda a pesquisar.


Não tá escrito a quantidade de alunos que me perguntam coisas que seriam facilmente encontradas no google. Eu respondo sempre, mas a habilidade de buscar e pesquisar não é apenas pela resposta em si, mas quando você começa a ter autonomia no aprendizado, começa a questionar as coisas a sua volta e consegue encontrar a resposta, a satisfação e retenção do conhecimento é muito maior.


É exatamente por esse motivo que eu sou contra o uso do Google Tradutor. Porque ele te traz a resposta pronta e muito fácil. Quase não há esforço e reflexão sobre uma palavra, expressão ou frase. O resultado tá mastigado.


Para esses casos específicos de tradução, eu gosto de usar o Linguee, porque te traz vários significados que num primeiro momento pode te deixar confuso, mas que te ajudar a pensar, adaptar e ver se faz sentido. Essa reflexão é preciosíssima no aprendizado.


Pesquise e exerça o raciocínio crítico sobre as respostas que chegarem até você. E não aceite logo de primeira qualquer informação (lembre-se das fake news que estão soltas por ai).


3. Questione o porquê das coisas.


Uma das principais habilidades de uma pessoa que quer aprender algo novo e não apenas um idioma é saber questionar. O uso da pergunta "Por que?" é tão fundamental que a usamos quando criança e "esquecemos" ao longo da vida. Perguntas como "Por que o céu é azul?" abrem uma janela de oportunidades.


Para quem quer falar um novo idioma vale a pena perguntar, antes de começar a estudar "Por que eu quero aprender Inglês?" ou "Por que quero aprender Inglês para arranjar um trabalho?"


Talvez para você seja óbvio e a maioria das respostas vão seguir a linha do "quero pagar os boletos" ou "quero dar uma vida melhor pra minha família". E se você continuar buscando o porquê das coisas, vai ficar muito mais fácil entrar no detalhe do real motivo de aprender e estudar uma língua.

Quando você pensar em desistir, saber claramente o porquê do que você está fazendo vai te manter na linha para continuar fazendo o que precisa ser feito.


4. Erre muito.


A parte mais difícil para todo aprendiz! Saber errar...


O que acontece é que o erro quando somos adultos mexe numa parte que dó muito: o nosso ego.

Como assim eu errei? Eu não posso errar, porque sou [coloque aqui qualquer qualidade que você queira].

Não tem um único aluno de idiomas que não tenha passado por alguma situação frustrante ou mesmo alguma situação constrangedora com amigos, alguém da família. Principalmente se você conta que está estudando um idioma, logo aparece alguém te perguntando a tradução ou te pedindo para falar algo para te analisar (e criticar).

São vários traumas ao longo do processo.


Chegou a hora de falar um novo idioma com confiança!


Tem um momento na vida do estudante de idiomas que a pessoa está cansada de gramática, regras e aulas tradicionais. Se você se reconhece nessa situação, saiba que tem muito mais pessoas se sentindo assim do que você imagina.


Em 2016 eu criei uma plataforma chamada TALKNTALK que oferece aulas de Imersão. Essas imersões são aulas de idiomas com uma temática e um ambiente super seguro e organizado para você praticar sem medo de errar e com pessoas para te apoiar e motivar. Não há correções nesse modelo de aula e o aprendizado é gigantesco.


São cerca de 250 horas por mês para você estudar Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão ou Português e conhecer pessoas do mundo todo.


Além das imersões, você pode estudar com cursos dentro da plataforma.


Quer se tornar um Talker e fazer parte da comunidade mais ativa e engajada de idiomas da internet?


Acesse http://talkntalk.com.br e faça a sua inscrição.

Estarei te esperando para praticarmos a conversação e trocarmos ideias ;)


Se tiver dúvidas, poste aqui nos comentários.

Phillipe.

112 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page