top of page

Bem mais que estudar pra passar em provas


A vida adulta nos trás as mais diversas experiências e responsabilidades, temos muitas vezes que cumprir prazos desafiadores, passar noites em claro pra dá conta de acabar aquele projeto ou até mesmo ter que administrar uma rotina dupla (ou tripla) durante boa parte da vida.


Como não podemos ter tudo ao mesmo tempo, pra manter a balança equilibrada, é necessário abrir mão de algo e realizar algumas trocas.


O problema é que muitas vezes nos negligênciamos durante essas trocas. Inclusive, é comum nos deixarmos em segundo plano durante esse processo, sacrificando horas de sono para cumprir responsabilidades profissionais e, muitas vezes, deixamos de lado hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e no horário adequado, simplesmente para finalizar aquelas atividades “urgentes!!”.


O pior de tudo é que isso vira um hábito recorrente, e quando isso acontece, corremos o risco de prejudicar não apenas nosso presente, mas também nosso futuro, comprometendo não só nossa saúde física, mas também nossas aspirações a longo prazo.


Além disso, durante a formação dessa bola de neve, tendemos a nos dedicar cada vez menos a atividades que trariam benefícios a longo prazo e acabamos por procrastinar o inicio de tantas outras, tais como:


  • fazer aquele curso de nosso interesse (que não precisa, necessariamente, ser na área em que atuamos),

  • fazer aquela pós graduação que sempre deixamos para “o ano que vem”,

  • começar a fazer exercícios com regularidade,

  • dá continuidade a aquele projeto que está engavetado,

  • ou até mesmo estudar inglês (que é algo que tem se mostrado muito importante para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal).


Então, aproveitando o impulso de um novo ano, gostaria de compartilhar algumas dicas que têm sido fundamentais para transformar minhas resoluções em ações e manter minha motivação, principalmente durante o estudo de uma nova lingua…


ATRIBUA UM PROPOSITO A SEUS PROJETOS…

Determinar um propósito para o qualquer projeto que pretendemos iniciar é fundamental para manter a motivação, especialmente quando enfrentamos desafios significativos.


No caso de um novo idioma, os motivos/propóstios podem ser os mais diversos:


  • o desejo de se sentir mais independente durante uma viagem,

  • a busca por uma certificação que destaque suas habilidades,

  • ou até mesmo a perspectiva de abrir portas para novas oportunidades profissionais a partir dessa nova habilidade.


Atribuir um propósito a essa jornada funciona como um alicerce que sustentará seu comprometimento, mesmo nos momentos mais difíceis!!


Mas, é essencial compreender que esse propósito não precisa ser “grandioso“ a princípio. Pode ser algo tão simples como melhorar a comunicação em viagens, participar de uma conversa mais fluente com colegas internacionais ou até mesmo entender melhor a história de um jogo que você goste. O crucial é que esse proposito faça sentido para você!


E tão importante quanto, é entender que quando atribuimos um significado pessoal a cada passo, conseguimos construir um caminho mais claro em direção aos seus objetivos. Esses propósitos pessoais não apenas servirão como motivação imediata, mas também te ajudarão na definição de metas concretas.

E por falar em metas…

ESTABELEÇA METAS

Assim como seu objetivo ou propósito no aprendizado do inglês, suas metas não precisam ser algo distante da sua realidade. Podem ser metas diárias ou semanais, como determinar um número de horas de estudo ou quantidades de atividades que devem ser feitas em um aplicativo de estudo gameficado.


Além disso, diversificar as formas de estudo é uma estratégia eficaz para manter a motivação. Então, experimente diferentes métodos, como assistir a vídeos, praticar com aplicativos interativos, ou participar de conversas online (inclusive a TALKNTALK possui conversações com vários horários disponíveis todos os dias, de domingo a domingo). Essa variedade não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também contribui para manter a motivação ao longo do tempo.


FAÇA ANOTAÇÕES E AS DEIXEM A VISTA…

Lembra da expressão 'quem não é visto, não é lembrado'? Isso pode ser aplicado ao seu progresso, ou melhor, às anotações sobre ele. Bem, eu explico...


É comum nos sentirmos estagnados, mas o simples ato de tomar notas, fazer posts ou algo do gênero sobre o seu progresso pode ser incrivelmente útil. Isso não só te ajuda a visualizar e compreender melhor sua jornada, mas também serve como uma fonte constante de motivação durante o estudo.


A criação de um diário de aprendizado ou compartilhar seus marcos nas redes sociais são maneiras eficazes de manter um registro tangível do seu crescimento. Isso não apenas evidenciará o quanto você conquistou, mas também inspirará outros e fortalecerá seu comprometimento com o aprendizado contínuo, sem contar que você meio que "cria um compromisso" com outras pessoas, obtendo seguidores fieis durante sua jornada.


Aproveite para compartilhar o seu compromisso e os aprendizados na nossa comunidade aqui no site.

33 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page