top of page

Antes, durante e depois do Talk’n Talk!

Atualizado: 28 de set. de 2021

Hoje faz um ano eu participo do TNT, então escrevo esse texto como forma de incentivo para outras pessoas participarem e, claro, agradecendo pela existência dessa maravilhosa iniciativa.

Começaria dizendo que "TNT is a safe place..."

Mas isso todos já sabem, então irei além...contarei minha reflexões e experiência com o projeto.


Considero um ambiente libertador, onde a educação respeita a diversidade, provendo um ambiente muito agradável e estimulador para que você supere seu medo de aprender uma nova língua. Porém começando do começo e explicar como eu conheci o TNT.


Meses antes da pandemia, no decorrer do desenvolvimento da minha pesquisa em geologia, comecei a perceber que precisava retomar os estudos do inglês para que minha pesquisa pudesse ser publicada em revistas internacionais (as melhores revistas publicam nessa língua).

Porém eu me encontrava estagnado e, sem saber como começar, procurar escolas e fazer comparação de preços. Eis que a pandemia chega e o lockdown me obriga a ficar preso no meu quarto. Sem alternativa, a única opção era cursos na internet, mas de repente uma propaganda me chamou atenção no Instagram.


Obviamente pensei, "as escolas todas cobrando um preço alto e essa aí de graça, claro que deve ser uma pegadinha ou outra coisa", mas decidir tentar, afinal, era de graça.


Com receio e medo, o primeiro TnT (Talk'n Talk) que participei foi uma aula do Phillipe em português, ensinando gramática em inglês . Foi tão interessante e interativo que animei de tentar o inglês.


Absolutamente uma das minhas decisões mais acertadas.

Naquele tempo não haviam tantos encontros como hoje, então sendo estratégico, já marquei os encontros dos outros dois dias seguidos. Resultado, realmente entrei na imersão da comunidade, conhecendo muita gente maravilhosa, de vários lugares do Brasil, com histórias e vontades diferentes, algo mágico.


Tão intensa foi a experiência que fiz grandes amigos que convivo diariamente on-line e que já possuo um apreço enorme.

Durante esse ano, vi coisas incríveis como gente sair praticamente do zero, dos clássicos "my english is not good" e "sorry for my english"e pouco tempo depois estar interagindo super confortável e confiante.


E o mais bonito de tudo é ver as pessoas agradecendo por estarem progredindo e se sentindo animadas e transformadas pela a iniciativa. Não foram poucas as vezes que escutamos que os TnT's estavam servindo praticamente como terapia durante a pandemia, com pessoas em suas casas tendo como única válvula de escape, conversar com outras e ainda com plus de estar aprendendo inglês. Enfim, os diversos pontos de vista expressados por pessoas de diferentes lugares durante as conversações do TnT me fizeram aprender e crescer muito.

Resultados do Talk'n Talk

Os resultados de tudo isso que hoje que considero para além da língua, foi um dos meus mais ricos aprendizados para a vida.


Eu comecei querendo apenas começar a aprender inglês para quem sabe um dia eu poder falar, mas sem grandes expectativas.


Hoje penso que era um objetivo muito tímido e inocente, totalmente balizado pelo ideia e metodologias lentas de escola de inglês tradicional.


Durante esse um ano de TNT, eu não só ganhei a confiança para poder falar em inglês, mas também para escrever. Com a confiança, pude fazer cursos na minha área e até a participar de seminários internacionais, tudo em inglês.


A minha pesquisa deu um salto, pois agora consigo me comunicar com pesquisadores do mundo todo, acessar esse conhecimento, trocar essas informações e relembrando, há um ano atrás eu só queria começar o inglês expectativa de nada. Dentro desse cenário, posso dizer seguramente que todos meus objetivos foram modificados, oxigenados e renovados. Sei uma língua global (obviamente irei aprender as outras), agora possuo acesso a um mundo de oportunidades que tem me influenciado em todos os aspectos da minha vida. Hoje em dia é um prazer e uma honra contribuir com o projeto, me tornei host e meu objetivo é sempre dar o melhor para que as pessoas consigam transformar suas vidas e poderem compartilhar o que o Brasil possui de melhor com o mundo.


Diversas mudanças e melhoras ocorreram desde que comecei a participar do projeto. Talvez um dos pontos mais importantes e que torna o projeto sem igual é a vontade da Ih, Aprendi! de sempre abordar nas conversações temas relevantes, que agregam valor na vidas das pessoas e que possam expandir a bagagem intelectual e cultural das pessoas que participam. O projeto tem se tornado riquíssimo nesse ponto e acredito que a tendência é que isso se aperfeiçoe cada vez mais.


Hoje quando as pessoas perguntam o que eu tenho feito na pandemia, felizmente uma das coisas que posso responder é que descobri um projeto diferente e aleatório na internet que fez com que eu conseguisse me comunicar em inglês hoje e expandiu meus horizontes.


Espero que esse depoimento encoraje quem está com medo de tentar, que sente vergonha ou inseguro...para esses eu peço, dê pelo menos uma chance pra gente e para você mesmo, tenho certeza que surpreenderá.

299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page