top of page

3 CARACTERÍSTICAS DE QUEM SE TORNA FLUENTE

Todo estudante de idiomas quer ser fluente. Esse é o objetivo principal quando decidimos estudar um novo idioma. E nesse post eu vou mostrar quais são as 4 características que eu vejo todos os dias daqueles que se tornam fluentes em um idioma.

1. Curiosidade

Você que está começando a estudar um novo idioma, talvez você ache que precise estudar gramática e aprender vocabulário para se tornar fluente. E que depois de um certo tempo você vai alcançar a tão sonha fluência.


Ao longo dos últimos 6 anos estudando alunos que buscam a fluência, posso dizer com confiança que a curiosidade é o ponto chave de quem consegue chegar a fluência.


Há até pessoas que aprendem sem precisar estudar usando apenas músicas, jogos ou séries. Não me canso de ouvir depoimentos dizendo que aprenderam Inglês com jogos de RPG ou Espanhol com uma série de TV.


O que está por trás dessas pessoas "fora da curva" é o instinto de buscar, a curiosidade de ir além do que é apresentado a elas.


Não é a gramática ou livros de idiomas que levam essas pessoas a fluência, mas a vontade de buscar conhecimento.


2. Disciplina

Um dos maiores erros do estudante de idiomas é a falta de consistência nos estudos. Muitos param no meio do caminho, desistem do sonho de falar um novo idioma e se frustram no meio da jornada.


Falar um idioma é consequência de uma longa jornada de estudos. E aqui vou incluir a gramática, vocabulário e toda a teoria que muitas escolas de idiomas trazem e que você demoniza ou não gosta.


A disciplina de estudos, um bom norte e foco mudam o jogo de quem estuda um idioma. Essa consistência e perseverança vai te levar até a sonhada fluência apenas porque você não desistiu no meio do caminho.


E acredite em mim: você vai querer desistir.


Quando você começa a estudar, tudo parece maravilhoso e o tesão em aprender está lá no alto, mas passadas 2 semanas o que acontece? A escola é ruim, o professor não presta e você para.


Para mim o ponto principal é saber com muita clareza para que você está estudando e qual é o seu motivo para continuar. Você precisa sentir o cheiro do tal intercâmbio ou sentir o frio na barriga daquele emprego dos sonhos na Europa. Tem que ter clareza, saber os detalhes, quem/quando/onde/como tudo vai ser na sua imaginação, porque no primeiro deslize, na primeira vontade de desistir, você vai lembrar disso e vai se apoiar no seu motivo para estudar o idioma.

3. Exposição

Hoje o maior erro de quem estuda um novo idioma é a falta de prática.


Tem vários níveis de prática. O mais simples e que todo mundo navega é a prática controlada, aquela em que você é direcionado para escrever ou para falar sobre um assunto e vocabulários específicos.


E é o primeiro passo, mas não o último.


O que eu mais ouço de aluno que já estudou por vários e longos anos é que não se sente confortável, não tem confiança, acha a pronúncia horrível e não acredita ter vocabulário suficiente para ter uma conversa fluída.


E você não tem essa conversa fluída, porque nunca treinou isso de verdade. Nunca participou de um grupo de conversação. E evitou com todas as forças a exposição no idioma.


Nenhuma conversa de verdade vai ser preparada e planejada para o seu nível. Você vai entrar numa reunião, numa entrevista ou numa conversa aleatória sem saber o que vai ser discutido e falado. E na hora vai ter que se virar.


Não to falando para você sair agora e sair falando aleatoriamente com as pessoas, principalmente se você está iniciando, mas a partir do momento que você começa a estudar um novo idioma, precisa começar a colocar o pé em situações inusitadas e que te tiram da zona de conforto.


Se você é um iniciante, comece a participar de conversações com pessoas que estão começando ou comece a trocar mensagens escritas pelo whatsapp, por exemplo. Agora se você já está estudando há pelo menos 1 ano e já sente que tem conhecimento e um pouco de vocabulário, procure grupos de conversação, encontre um amigo ou amiga para poder começar a falar só no idioma, seja escrevendo ou falando. Você precisa colocar o pé fora de casa para começar a forçar o que está aprendendo e começar a treinar em situações reais.


No longo prazo você vai perceber que o treino e a exposição vão te fazer se sentir mais confiante para quaisquer outras situações que surgirem.


Comunidade de Conversação de Idiomas

É por isso que desde 2016 temos disponível encontros de conversação para você treinar e praticar o idioma que está estudando.


Seja o Inglês, Espanhol, Francês ou outros idiomas, no Talk'n Talk você vai encontrar uma comunidade que se ajuda e se incentiva. Todos os dias você pode entrar e praticar, seja escrevendo ou falando nas reuniões ao vivo.


Dentro do Talk'n Talk você pode escolher entre:

  • Imersão

  • Para iniciantes

  • Aulas

Em cada modalidade há um formato, mas em todos eles você vai praticar.


Na imersão os encontros de conversação são temáticos com 10 perguntas para você desenvolver uma conversa em grupo. Ao entrar você é recebido por uma pessoa que facilitará o encontro e te explicará como tudo funciona, além introduzir o tema que será discutido.


Separamos as pessoas em grupos de 4 a 6 pessoas para dar a oportunidade de todo mundo participar e praticar. Na imersão todos os níveis ficam juntos, ou seja, não há separação por nível. E essa é a graça do encontro, porque simula de verdade uma conversa. Vale muito a pena tentar.


Agora se você ainda não se sente confortável e tem medo, vergonha de falar um novo idioma, acesse as sessões para iniciantes ou as aulas. Nesses encontros você terá um professor para acompanhar o grupo e te ajudar a ganhar vocabulário, tirar as dúvidas e te apoiar. É super indicado para quem precisa aprender e economizar tempo de estudos.

Não importa o caminho que você vai seguir para chegar a fluência. Saiba que será único e se comparar pode te levar a um destino que não é o seu e pior, te fazer desistir.


Acredite em você, tenha paciência e calma. Junte-se a nossa comunidade do Talk'n Talk e peça ajuda. Estamos no mesmo barco!


Nos vemos por ai, Phillipe!





354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page