top of page

Você já parou para pensar no poder que adquirimos ao aprender um novo idioma?

Atualizado: 19 de set. de 2023



O aprendizado de um novo idioma proporciona benefícios variados, como conhecimentos culturais, aprimoramento na comunicação e também pode abrir portas para um aumento salarial e oportunidades de trabalho que pareciam distantes de alcançar.

Este artigo pode ser o ponto de partida para uma jornada rumo a novas perspectivas em sua carreira.


As mudanças constantes no mercado de trabalho exigem posturas dinâmicas dos profissionais, a todo momento é preciso renovar competências para se manter em destaque e ter condições de concorrer por novas vagas ou se destacar no cargo atual.

É aí que vem a importância de saber uma segunda língua para conseguir explorar novas oportunidades e crescimento na carreira.


Precisamos nos reinventar a todo momento e adquirir essa competência com toda certeza proporcionará experiências incríveis, pois quando você começa a explorar um novo dialeto, suas habilidades de leitura, fluência verbal aumentam, impactando também, na sua comunicação com a língua nativa.


A demanda por essa habilidade está cada vez mais evidente, tornando a busca por capacitação uma prioridade dependendo da situação e dos objetivos profissionais. Para algumas pessoas, pode não ser fácil, sair da zona de conforto é realmente desafiador. No entanto, quando você perde uma oportunidade por não saber outra língua, é nesse momento que surge a reflexão: “preciso investir pesado nisso!”


Digo isso porque vivenciei essa situação e não me senti bem. O que fiz? Saí do casulo e comecei a correr atrás para desenvolver essa habilidade. Posso dizer que a experiência está sendo enriquecedora, a cada dia é um novo aprendizado, vejo minha evolução e fico satisfeita com os resultados. Uma das coisas importantes nesse processo é que pratico constantemente a conversação durante imersões para aprimorar ainda mais essa habilidade. É um caminho árduo, mas definitivamente vale a pena.


Outro fator que gostaria de mencionar é a contribuição que estou tendo em minha carreira de tecnologia, pois ao estudar inglês, posso usá-lo a meu favor na hora de ler documentações de ferramentas e compreender linguagens de programação, por exemplo.


Aprender um novo idioma é fundamental para abrir portas para o mundo. Que tal iniciar a sua jornada, vamos nessa?


Não tenha medo do novo!


Ao aprender uma nova língua, é possível desenvolver algumas habilidades, dentre elas a comunicação, que é primordial e pode ajudar em casos de networking e entrevistas. Ser bilíngue possibilita a você conseguir trabalho em grandes instituições tanto nacionais quanto internacionais.


Quando você fala outro idioma as possibilidades de comunicação aumentam, permitindo que você amplie sua rede e consequentemente contatos importantes podem surgir e aí sim sua vida pode mudar completamente.

Aprendendo essa nova skill além de abrir novas oportunidades é possível também, alavancar sua carreira com chances de promoções ou novas vagas.


Em pesquisa divulgada em abril de 2023, a Catho confirmou que um profissional brasileiro com fluência no idioma pode ter o salário até 61% maior do que alguém sem essa habilidade. (Carmo, 2023)


Segundo o diretor da Catho Educação, Cristóvão Loureiro, “A qualificação é fundamental para conseguir destaque na carreira. E isso fica ainda mais evidente em tempos de crise. Falar um segundo idioma é o primeiro passo para conseguir atingir os objetivos na vida profissional.”(Carmo, 2023)

Pensando nisso, fica mais do que claro a necessidade de investir e começar a praticar o quanto antes, pois o tempo não nos dá chance de ficarmos estagnados se pretendemos ter mudanças significativas na vida. Ter em mente que em momentos de inovação em alta, o diferencial fará a diferença para você continuar ativo e competitivo no mercado.


Em artigo publicado pela Faculdade Cruzeiro do Sul, que descreve as três exigências no mercado de trabalho, uma delas traz a importância da capacidade de se comunicar em diferentes línguas além do inglês. Além disso, ressalta como a globalização impulsiona a necessidade de os trabalhadores se tornarem mais proativos e eficientes (Educacional,2023).


Focando um pouco no idioma mais requisitado no mercado, como o inglês, por exemplo, pesquisa da Catho ressalta a importância dele e destaca que no Brasil, menos de 3% das pessoas são fluentes em inglês, e isso é um dos problemas que profissionais enfrentam, visto que o domínio dessa língua está cada vez mais sendo exigido (Catho,2023).


Na atual era global, estar sempre em movimento faz toda a diferença, buscar por diferenciais na carreira para nos mantermos competitivos no mercado em prol da qualidade de vida. Não permita que a falta de conhecimento em uma nova língua se torne um obstáculo para o seu progresso profissional. E não se intimide com o novo, pois os desafios fazem parte da vida. Quando os resultados chegarem, você terá certeza de que sua dedicação valeu a pena.


Por isso, precisamos nos atentar aos avanços que ocorrem no mundo, analisar e avaliar o impacto que pode causar para procurar se adaptar conforme os objetivos pretendidos, não dá para ficar só de espectador, se queremos algo melhor, temos que ser ativos.



Caminhe para o sucesso no ambiente certo.


Parte essencial do aprendizado é a escolha do lugar certo para aprender um novo idioma. E como encontrar um ambiente seguro que impulsione o aprendizado contínuo e efetivo nesse processo?


Se você chegou até aqui é porque está no lugar certo, a TALKNTALK irá te proporcionar uma experiência incrível, contribuindo no seu desenvolvimento, dando a oportunidade de colocar em prática conteúdos gramaticais e técnicas de comunicação.


Conheça nossas imersões, a plataforma oferece uma variedade de horários para você praticar e desenvolver sua comunicação rumo a fluência. O ambiente é seguro e acolhedor, os encontros não incluem correções. Com certeza, isso ajudará no seu processo de aprendizado contínuo de forma eficaz.





Não deixe para depois, venha nos conhecer!



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page