Você já ouviu falar em pessoas que tem bloqueio para realizar determinadas tarefas como dirigir, nadar, falar em público ou aprender inglês? Esse é um problema que afeta diariamente muitas pessoas e gera impacto na vida social e até profissional.
As emoções estão diretamente ligadas ao processo de aprendizagem, de raciocínio, de memória.
Por exemplo, quando eu estava na escola a matéria que eu tinha mais facilidade em aprender estava relacionada com o quão bem eu me sentia durante a aula, o professor ou a professora que ensinava bem, que era legal e consequentemente eu tinha um bom relacionamento. Tudo isso influenciava na minha atenção e na minha percepção.
Ao aprender um idioma estrangeiro, as emoções não são deixadas de lado. Quantas pessoas cresceram tendo aulas de inglês e espanhol nas escolas e não absorveram nada, apenas o verbo to be ou uma ou outra palavra em espanhol? As emoções ajudam a ditar
o nosso foco e as nossas atitudes.
Por isso, é muito importante ao aprender um novo idioma, procurar uma metodologia que te atenda e que te traga sentimentos bons enquanto estuda, que você se divirta durante o processo, que saiba levar seus erros de forma leve. Do contrário, o medo de errar e de tentar, só limitará o seu processo de aprendizado.
É claro, é comum ficarmos receosos ou ansiosos no começo, mas com o tempo nós vamos acostumando com o processo. O que não pode acontecer é o sentimento ao aprender um idioma ser ruim ao ponto de você desistir, de jogar a tolha e pensar: isso não é para mim.
Na TALKNTALK, as imersões são um jeito diferente de aprender um idioma, porque não é aquela forma tradicional de escola, de seguir um livro, ouvir um audiobook e fazer uma prova. Aqui você aprende na prática, conversando com pessoas reais e que estão no mesmo barco que você. São pessoas com objetivos parecidos, mas também com os mesmos receios, medos, dúvidas e por essa razão, não há julgamentos. Ninguém vai apontar o dedo e dizer:
"Hey, você errou essa pronúncia! O uso dessa palavra está errada!"
Pelo contrário, a comunidade TALKNTALK é tão forte e unida, que é muito comum durante as imersões ver uma pessoa incentivando a outra a tentar falar, a arriscar uma frase. Fora os temas das imersões que vão desde assuntos sérios como política ou problemas sociais à temas divertidos como filmes, música e infância.
São reuniões online com duração de 1 hora sobre os mais variados temas. Você pode escolher por idioma, por assunto, por facilitador e até por nível. Aqui cabe ressaltar: não se prenda muito a essa questão de nível porque mesmo em uma turma avançada, a comunidade vai te abraçar e tentar te ajudar a extrair o melhor daquela imersão, vão fazer de tudo para que você participe e aproveite a experiência.
Além disso, é possível aprender um idioma ao mesmo tempo em que faz amigos. Conforme você vai fazendo mais conversações, é comum você esbarrar com rostos conhecidos e aí o aprendizado flui muito melhor. Quando você se der conta, passou 1 hora de imersão e você nem viu.
Esses sentimentos bons ao aprender uma nova língua, atuam positivamente na memória, no foco e na criação de conexões porque nosso cérebro irá relacionar o aprendizado do idioma a uma coisa boa. Consequentemente, isso impactará positivamente no processo de aprendizagem.
Por isso, te convido a pensar sobre qual o sentimento que você tem quando estuda um idioma estrangeiro: Medo? Diversão? Orgulho? Entusiasmo? Bloqueio? Ansiedade? Curiosidade?
Além disso, gostaria de te convidar a agendar uma conversação gratuita aqui na TALKNTALK para você testar esse método de aprendizado e entender como funciona a dinâmica: https://www.talkntalk.com.br/service-page/free-english-conversation
Espero que aprender com a TALKNTALK desperte em você sentimentos bons como desperta em mim, e que você consiga chegar a tão sonhada fluência.
Adorei o texto, Paty!!🤗 A plataforma é maravilhosa, a gente se sente à vontade e o medo de errar vai desaparecendo. E como você comentou, aprendemos e ainda conhecemos pessoas incríveis na comunidade.