top of page

Transição de carreira - 7 dicas para enfrentar essa fase tão desafiadora.

Qualquer mudança, por si só, já é responsável por nos tirar do nosso conforto, do canto conhecido onde já sabemos lidar até com os problemas, porém, quando a mudança vem acompanhada de muitas siglas e uma montanha de conhecimento a ser adquirido, na maioria esmagadora das vezes isso assusta a ponto de nos fazer recuar.




Estar em transição de carreira é desafiador por inúmeros motivos, mas saber que você esta transitando do conhecido para algo que é totalmente novo é no mínimo desconfortável e é sobre enfrentar esse desconforto que venho falar hoje nesse artigo.


Mudar dói.


Podemos colocar, em escalas menores, que vivemos um luto ao mudar.


Luto pelo que éramos e talvez nunca mais voltemos a ser.


Luto pelo conhecido que agora se tornara apenas lembranças.


Mas, sem sombra de duvidas, temos o lado bom.


O adocicado sabor de conhecer o novo.


Como um primeiro encontro, talvez?


Que nos proporciona a sensação de borboletas no estômago e ânsia por desbravar e conhecer mais e mais. E nesse ponto aqui, onde todo mundo que passou por transição de carreira já esteve, é onde compramos e/ou nos inscrevemos em milhares de cursos da nova área.


Se tudo é novo precisamos aprender, e rápido, para não ficarmos para traz e somos soterrados por conhecimentos demais, em um momento frágil que é o primeiro passo ou como disse acima, o primeiro encontro.


Costumo pensar que essa sede insana por conhecimento desenfreado no primeiro momento se iguala a querermos saber se a pessoa com quem teremos o primeiro “date” planeja ter filhos e se ja sabe os nomes para eles.


Pesa.


Seja no encontro ou no estudo árduo de uma transição, pesa demais a ânsia por conhecer além do que, no momento, podemos absorver e lidar.



Entretanto eu sei que sua lista de cursos já esta gigantesca e muitos deles somente iniciados sem qualquer previsão para conclusão, mas não se desespere, ou ao menos tente não surtar, pois aqui vão algumas dicas para, pelo menos tentar, te ajudar a se organizar.


Primeiro: respire e pense na função que quer exercer.


Parece besteira, mas SABER onde quer chegar é fundamental para traçar o planejamento de como FAZER para conseguir chegar.


Segundo: sabendo o cargo exato (ou pelo menos algo perto disso) pesquise sobre o conhecimento solicitado para essas vagas.


MAS CALMA, nada de adicionar mais cursos!

Apenas filtre, entre todos os cursos que você já tem pendentes, os que são requisitos para o seu cargo desejado.


Terceiro: a partir de uma lista mais enxuta dos cursos que você já tem em andamento, crie uma lista prioridades.


E aqui que entra uma peça importantíssima para a transição de carreira: faça networking!


Seja em um grupo, em chats ou redes sociais, mas esteja em meio a pessoas que ja conseguiram chegar onde você deseja ou pelo menos que estejam caminhando para isso.

Converse. Pergunte. Mas principalmente, escute!


Quarto: se dedique a colocar em pratica.


Mesmo que o tempo que você disponha seja curto. Dez minutos dedicados ao seu sonho são 600 segundos focados nos seus sonhos.


Quinto: troque as redes sociais por conteúdos que possam te inspirar e impulsionar a seguir a trilha até o seu cargo desejado ou coloque em pratica aquela ideia/sonho de aprender um novo idioma.


Toda vez que pensar em ficar apenas rolando feed alheio, entre em uma roda de inglês, assista uma aula gravada ou leia um texto que vc goste em inglês ou qualquer idioma que te ajude na sua caminhada para a nova carreira.


Vou deixar aqui inclusive o link para agendar aulas gratuitas no site da TALKNTALK.


Sexto: leia!


Ler livros, artigos ou publicações sobre a sua futura área de atuação, além de gerar mais conhecimento, te faz parte pertencente a ela.


E por ultimo: não desista, descanse.


Quando o cansaço, ou medo, ou insegurança, aparecerem, (e eles vão aparecer) aprenda a descansar e não desistir.


Descanse a mente.


Leia um livro totalmente sem ligação a área. Assista um filme ou uma serie. Saia para caminhar ou comer com os amigos. Faça o que sua mente estava pedindo, mas entenda, ela esta pedindo descanso e não para que você abra mão do seu futuro.

51 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page