top of page

ACESSO RÁPIDO:

ÁREA DE MEMBROS

Talvez você precise descansar

Essa semana, tive uma conversa reveladora com minha irmã mais nova sobre o "tempo durante a fase do vestibular".



Ela me contou que está enchendo a agenda dela de coisas para não deixar a mente vazia: são responsabilidades com a escola, com o cursinho, com o bico em festa infantil, com a religião, com o namorado. Nossa, me deu um cansaço só de ouvir. Mas me identifiquei bastante, porque eu também sou assim: adoro encher o meu tempo livre com alguma coisa para fazer e me sinto mal só de pensar que não estou fazendo algo produtivo.


Assim que percebi que a agenda dela estava lotada (tal qual a minha), questionei se ela não colocaria um tempo para descansar, relaxar, curtir a vida, apenas existir. No que ela me respondeu “tenho medo de não conseguir atingir meus objetivos”, eu senti um pouco como se fosse um tapa na minha cara e o quão irônico eu sou por falar sobre descansar com ela quando eu mesmo não penso tanto nisso quando me encho de cursos na tentativa de recuperar um bom tempo perdido. Como se eu estivesse em uma corrida.


Ter a vida cheia de atividades para fazer, objetivos a atingir, metas para cumprir, é o padrão de viver hoje em dia e que todos nós fomos apresentados por meio de conteúdos inspiradores na internet e até gostamos de ser assim. É o que nos motiva a seguir em frente. No entanto, ter um momento para descansar é importante também. Diria que é um dos motores que movimenta a roda da vida. Não bastar ter apenas um propósito. Você tem que estar preparado, disposto e com energia para seguir esse propósito.


Tirar um momento para descansar é justamente recuperar essa força, essa energia, essa vontade de continuar. O corpo humano, assim como a nossa mente, precisa de momentos de relaxamento para não sucumbir, para aliviar o estresse, além de diminuir a irritabilidade, evitar o famoso ‘burnout’ e melhorar o humor e a qualidade de vida. Aproveito esse espaço para deixar 5 motivos para descansar citados pela psicóloga Reina B. B. Montelli (CRP/SP: 06/76971) que achei no blog Núcleo de-stress enquanto refletia sobre esse assunto:


  1. Melhora as funções cerebrais.

  2. Ajuda na recuperação de energia, aumentando a produtividade.

  3. Alivia o estresse e a sobrecarga.

  4. Impacta na produção de serotonina, regulando o humor.

  5. Melhora a qualidade de vida e previne doenças.


Mas como descansar de verdade? Como desligar aquela vozinha que fica o tempo todo nos dizendo o que fazer, como fazer, quando fazer? Como não sentir culpa por não estar fazendo “algo produtivo”?


Na real, eu acho que a única resposta possível para essas questões e tantas outras que possam surgir é: a voz em nossa cabeça sempre vai existir e a culpa por não fazer nada é algo que nos foi imposto desde muito cedo e agora sofremos para lidar com ela.


Mas é preciso, é NECESSÁRIO que saibamos os nossos limites e os momentos em que estamos chegando perto de atingi-los.


Eu já tive um “burnout’ em 2022 e sei como é a sensação de cansaço, de raiva, de estresse, de tristeza, que toma o nosso corpo quando passamos desse limite. Tem gente que os sintomas são diferentes, são refletidos no corpo: queda de cabelo, irritação na pele, doenças de diversos tipos, além de todas as sensações que citei.


E foi pensando justamente no que eu senti e tudo que passei quando tive ‘burnout’ que revisei a minha rotina de universitário, trabalhador, estudante de 2 cursos adicionais (marketing e análise de dados) e inglês que eu necessito também adicionar um tempo para descansar.


Eu fiz duas postagens aqui no blog falando sobre Preparação para a volta às aulas versão idiomas e Minhas dicas simples para o ano que já vai começar!, mas somente em uma delas eu comento bem por cima sobre tirar um tempo para si no sentido de organizar o tempo e as atividades. Em nenhuma eu falei sobre tirar um tempo para descansar.


 

Desabafo: Confesso que estou fazendo isso agora enquanto escrevo uma parte desse texto.

 

Essa urgência apareceu depois de ver o vídeo do canal Vida de Titã que fala Como a Maneira que você descansa afeta a sua vida:



Hoje, eu vejo o motivo de eu continuar estressado mesmo depois de um fim de semana de folga: estou no “Modo Zumbi”. Sigo fugindo do trabalho, dos estudos, das minhas cobranças, ao invés de aproveitar os momentos de descanso. Acredito que muitos de nós também estamos nesse modo. E digo isso porque entramos nele de forma tão natural, tão rápida, que nem percebemos.


E vejo o motivo de eu continuar estressado mesmo depois de um fim de semana de folga: estou no “Modo Zumbi”. Sigo fugindo do trabalho, dos estudos, das minhas cobranças, ao invés de aproveitar os momentos de descanso. Acredito que muitos de nós também estamos nesse modo. E digo isso porque entramos nele de forma tão natural, tão rápida, que nem percebemos.


 

Reflita se você está no modo zumbi ou não?

 

Descansar tem que ser parte da nossa rotina, temos que separar algumas horas para fazer aquilo de que gostamos e que nos enche de vida! Ativar o “Modo Lazer Consciente”, conforme falado no vídeo acima. Não basta tirar umas horinhas no dia anterior para agilizar o dia seguinte a fim de não encher tanto o cérebro com decisões bobas como qual roupa escolher, o que comer em tal refeição, entre outras. Temos que ter prazer em descansar, para sentir aquele momento e nos energizar para fazer a roda girar.


Uma outra sugestão de vídeo para te ajudar a refletir sobre o seu tempo de descanso é o vídeo do canal Arata Academy sobre Como Existir, no qual o Seiiti Arata nos ensina coisas básicas e reflexões importantes. Recomendo muito.



Também deixo outras dicas para descansar e se sentir bem e tranquilo:


  • Abrace a voz da sua cabeça. Não vamos e nem podemos desligá-la ou ignorá-la, mas podemos aprender a lidar com ela na meditação ou na contemplação da natureza, por exemplo;

  • Saia! Vá em parques, conheça o seu bairro, a sua cidade, o seu país, o mundo;

  • Entenda que está tudo bem não fazer nada de vez em quando e que isso FAZ BEM para o seu corpo e sua mente;

  • Faça aquilo que há tempos não fazia por conta da rotina de estudos e trabalho, como ligar para um amigo para jogar conversa fora;

  • Jogue um jogo, assista à um filme, passeie com seu cachorro, sua família, com você mesmo;


Não citei as coisas básicas que sempre vemos por aí como dormir bem e se alimentar de forma saudável, porque isso é o básico. Minhas dicas e reflexões sobre descansar é para somar a esse básico que já fazemos para nos ajudar a atingir a sensação de bem-estar sem culpa. O último conselho é mais para mim mesmo: está tudo bem não conseguir fazer tudo ao mesmo tempo e mesmo assim você precisar descansar jogando um jogo online, lendo um livro de romance e não de autoajuda, negócios, da faculdade. Só você sabe as dores, as dificuldades e as conquistas que a sua rotina te dão. Viva-as!


Como a TALKNTALK se encaixa nesse processo?


Em meio a essas reflexões sobre o equilíbrio entre atividades e descanso, a plataforma TALKNTALK surge como um recurso valioso. Ela oferece um ambiente que não apenas apoia seu desenvolvimento no aprendizado de idiomas, mas também entende a importância do bem-estar e do equilíbrio pessoal. Na TALKNTALK, você pode personalizar seu ritmo de aprendizado, permitindo que encontre tempo para descansar e para se dedicar ao estudo de idiomas, sem sobrecarregar sua rotina.


Convidamos você a explorar nosso site e descobrir como nossa abordagem flexível e nossos recursos podem complementar sua vida, promovendo tanto o crescimento pessoal quanto momentos de descanso.


Visite a TALKNTALK e comece a equilibrar seus estudos e seu tempo de lazer hoje mesmo.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page