top of page

A vida não é um click

Quem nunca desejou pular uma fase ruim da vida, uma dificuldade ou até mesmo as aulas de gramática?


Se existisse um controle remoto que controlasse a nossa vida, certamente iríamos avançar todas as dificuldades e processos difíceis que vivemos e repetiríamos todos os momentos mágicos da nossa história, certo?


Adam Sandler não só pensou nisso como produziu um baita filme com esse enredo. Baseado nesse clássico, quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre respeitar os processos da nossa vida. Para ter um contexto, vou fazer um resumão do filme sem spoiler, ok!


Click é uma comédia estrelada por Adam Sandler como Michael Newman, um arquiteto estressado que encontra um controle remoto universal que pode controlar o tempo e sua vida. Inicialmente, ele usa o controle para pular momentos desagradáveis e acelerar sua carreira profissional, mas logo percebe que está perdendo momentos importantes com sua família. O filme explora temas como as consequências de nossas escolhas e a importância de viver cada fase da vida.

 

P.S. Se você ainda não assistiu a esse filme, sinto lhe dizer que está vivendo errado. Pare tudo o que está fazendo e vá assistir a esse clássico. Depois, volta aqui e deixe nos comentários o que achou.

 

Quantas vezes pulamos o processo natural da nossa vida? Seja consciente e muitas vezes inconscientemente. Somos conhecidos como a geração TikTok, não conseguimos mais assistir a um vídeo no YouTube com mais de 10 minutos e pulamos infinitos stories no Instagram sem prestar atenção nas publicações dos coleguinhas.


Com esse "boom" da tecnologia e redes sociais, a ansiedade faz parte do nosso cotidiano, e está chegando a um nível em que queremos saltar os processos da nossa vida, assim como pulamos os stories, para chegar mais rápido nos objetos. No filme Michael Newman (Adam Sandler) saltou todos os processos difíceis em sua vida, e teve sérias consequências. Mas você sabe o que é um processo?


O que é processo?


Processo é uma ação contínua e prolongada que expressa continuidade na realização de determinada atividade. Em outras palavras, um conjunto de etapas organizadas que realizamos para atingir um objetivo específico.


Cada processo na nossa vida é como uma fase de um jogo, e como qualquer jogo, as primeiras fases são fáceis, outras medianas, até chegar naquela bendita fase difícil que ficamos quebrando a cabeça para passar. Sacou?


Como nosso ponto central aqui na TALKNTALK é idiomas, vou focar nesse tema, mas isso também pode ser usado em todas as áreas da nossa vida. Entenda, aprender um idioma é um processo, e como todo processo, todas as etapas são importantes.


Vejo muita gente saltando fases, assim como no filme, para chegar aos seus objetivos. Porém, cada etapa é de suma importância para qualquer aprendizado. Até aquele abecedário que todo mundo despreza faz toda a diferença no futuro. Muitos ainda não são fluentes por saltar as fases e não entender o processo em que se encontram.


Não se preocupe que vou compartilhar com vocês alguns tópicos para não pular os processos:


  1. Defina seus Objetivos: Comece definindo claramente seus objetivos de aprendizado, como alcançar fluência, ser capaz de conversar com nativos ou entender filmes e músicas sem legendas. Isso ajuda a direcionar seus esforços e a motivá-lo ao longo do processo.

  2. Crie um Plano de Estudo: Elabore um plano de estudo detalhado que inclua diferentes áreas, como gramática, vocabulário, compreensão auditiva e expressão oral. Divida seu estudo em sessões diárias ou semanais, com metas específicas para cada sessão.

  3. Pratique Regularmente: A prática regular é fundamental para o progresso. Reserve um tempo todos os dias para praticar o idioma, seja através de exercícios de escrita, conversas com falantes nativos, ouvindo podcasts ou assistindo filmes e séries.

  4. Mantenha-se Motivado: Encontre maneiras de se manter motivado ao longo do processo. Isso pode incluir acompanhar seu progresso, celebrar pequenas conquistas, participar de grupos de estudo ou comunidades online, e lembrar-se constantemente dos benefícios de aprender o idioma.

  5. Aprenda com os Erros: Não tenha medo de cometer erros, pois fazem parte do processo de aprendizado. Use cada erro como uma oportunidade de aprendizado, identificando áreas para melhorar e praticando até se sentir mais confiante.

  6. Seja Paciente e Persistente: O aprendizado de um idioma é um processo gradual que requer paciência e persistência. Não se pressione demais e celebre cada avanço, por menor que seja. Mantenha uma atitude positiva e continue praticando regularmente.

 

No filme, Michael salta praticamente toda a vida, até chegar à sua morte, e percebe que os dilemas e cada processo fazem parte de sua jornada. Demorei para entender que nossos maiores aprendizados são produzidos nas piores fases de nossas vidas. Não espere a sua vida passar para se dar conta disso.


Pra fechar, quero reforçar que pular etapas pode parecer tentador, mas é importante respeitar cada fase do processo, seja na vida, no aprendizado de um idioma, ou em qualquer outra área. Cada passo conta e contribui para o nosso crescimento. Aproveite o caminho, aprenda com os erros e celebre as pequenas conquistas. Nós como alunos da TALKNTALK estamos aqui para te ajudar no seu processo de aprendizado de idiomas.


Quero deixar um convite mega especial para o nosso Happy Hour que acontece todas as sextas a partir das 21h e onde compartilhamos muitas coisas, sendo uma delas a respeito do nosso processo. Nesse espaço ouvimos o desenvolvimento de todos e encontramos soluções de uma maneira divertida e criativa.

 

Fica aqui o convite para você participar das imersões da TALKNTALK comigo toda quarta às 21h para praticar a conversação em espanhol ou às 18h00 nas conversações de inglês para iniciantes (todos no horário de Brasília).



 

 

 

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page