top of page

ACESSO RÁPIDO:

ÁREA DE MEMBROS

Intercâmbio Virtual

Fala moçada, tudo bem com vocês?


Me respondam uma coisa, já sonharam em fazer um intercâmbio? Acredito que esse seja o objeto de quase todo estudante de idiomas, porém, os custos são um pouco elevado, mas existe uma maneira, bastante divertida e criativa de simular essa experiencia.


Vem comigo que vamos falar sobre isso na resenha de hoje.


Meu sonho era estudar fora do Brasil, conhecer outras culturas, fazer novos amigos e sair da minha bolha social. Porém, estudar em outro país era praticamente impossível para minha realidade. Então, tive que encontrar outras alternativas. Foi aí, que ouvi falar de uma espécie de intercâmbio virtual, no princípio fiquei um pouco confuso, mas essa experiência me ajudou muito!


Mas o que seria Intercâmbio virtual?


Significa praticar e aprender um novo idioma utilizando diversos recursos acessíveis, como conversas por vídeo, troca de mensagens, aulas online e consumo de mídia no idioma alvo. Isso permite interagir com falantes nativos e outros aprendizes, melhorando suas habilidades linguísticas e culturais sem a necessidade de se deslocar fisicamente para outro país.


Na prática, é fazer literalmente uma imersão no idioma e cultura desejado, consumindo e praticando o máximo de horas que você poder, através de um cronograma. Esse método é apenas para os corajosos, para todos aqueles que realmente quer ter um baita desenvolvimento linguístico e cultural.


Estão comigo nessa? Let´s Bora!? Vou compartilhar um pouco da minha experiência e como funciona, de maneira simples e acessível.


Defina o idioma e objetivo


O primeiro passo é escolher o idioma que você quer aprender e definir seu objetivo. Eu escolhi aprender espanhol, mas você pode escolher qualquer outro idioma. Como objetivo: conseguir me comunicar e conhecer a cultura espanhola.


Aqui vai uma dica importante que muita gente ignora, mas que faz toda diferença. Altere o idioma do seu celular. Parece bobagem, mas ajuda muito no desenvolvimento. Nosso objetivo aqui é nos envolver o máximo possível no idioma que estamos aprendendo, e como passamos muito tempo no celular, mudar o idioma dele é um ótimo começo!


Faça parte de uma comunidade


O próximo passo é participar de uma comunidade de idiomas, pois, atraves dela, podemos simular uma imersão e nos conectar com pessoas que tem o mesmo objetivo, assim conseguimos mergulhar no idioma. Se você está aqui, provavelmente já faz parte da TALKNTALK. Se não faz, está perdendo uma baita oportunidade.


A TNT tem mais de 80 horas semanais, em vários idiomas e horários (vocês podem me encontrar nas imersões de espanhol às quartas às 21h e de inglês para iniciantes às quintas às 18h).


O que eu fazia na comunidade?


Participava das imersões de espanhol o máximo possível, apesar do meu nível básico. Aproveitava tudo que a comunidade oferecia, às vezes usava meu vasto vocabulário no idioma o tal do "pero que, pero que no".

Participar das imersões me deu uma boa noção do idioma, e me ajudou a desenvolver a minha comunicação e a conhecer um pouco da cultura.


Consumir conteúdo para nativos.


Aqui entra seu lifestyle. Eu assistia meus filmes favoritos com legenda e dublagem em espanhol. Por exemplo, um dos meus filmes preferidos é “Shrek”, decorei todas as falas do filme, então quando fiz essa mudança para espanhol, consegui associar as palavras e ganhar mais vocabulário. Também montei uma playlist no Spotify, escuchava y bailava por todo el dia.


Pelo YouTube, eu seguia alguns canais que falavam sobre coisas que eu gostava, Dr. Futebol e EmmaHavokOscuro, que falam de futebol, Ximena Villagomes que fala de viagens e La Resistencia um talkshow de entrevistas. Esses são excelentes canais para acompanhar, e todos eles são feitos para consumo de nativos de espanhol. Veja bem, feitos para nativos não para estudantes.


Você pode estar pensando: “Eu não entendo nada desses conteúdos para nativos!”


Calma, calabreso!


No começo é difícil, mas com o passar do tempo, você se adapta e acostuma. Evite consumir conteúdos feitos para estudante de idioma, pois, eles são produzidos para ter um fácil entendimento, dão uma falsa impressão de conhecimento. Na vida real não é assim, em um intercambio real, você não vai encontrar nível de idioma, e nosso objetivo aqui é simular essa experiencia. Vai por mim, comece pelo difícil, após algum tempo, você vai se desenvolver.


Consumir conteúdo para nativo ao aprender um idioma, traz os seguintes benefícios: naturalidade na linguagem, aprendizado contextual, melhoria na pronúncia, ampliação do vocabulário, conhecimento cultural, imersão no idioma e muito mais.


Amigo virtual


Assim como em um intercâmbio raiz, nesse tipo de intercâmbio virtual, precisamos estar abertos para conhecer outras pessoas e culturas (com muita responsabilidade, estamos falando de internet, e vocês sabem muito bem que nela há de tudo, cuidate chicos).


Além dos amigos que fiz na TNT, conheci uma argentina através da internet, o sonho dela era morar no Brasil e falar português, então fizemos realmente um intercâmbio de idiomas, conversávamos em português para ela desenvolver sua fala, e depois mudava para o espanhol. Assim aprendi muitas expressões e gírias locais que deram um charme para meu espanhol. Essa experiência de ao mesmo tempo, aprender e ensinar um idioma, foi incrível para mim. Hoje essa amiga mora e trabalha no Brasil, e tenho muito orgulho de ter feito parte da trajetoria dela. Saludos Ana, te echo de menos.


Ter um amigo virtual durante os estudos de idioma é crucial por várias razões. Primeiro, a troca de culturas permite uma compreensão mais profunda do idioma, você aprende como as palavras são usadas no contexto cultural real. Além disso, ao interagir regularmente, você ganha vocabulário de forma natural e aprende expressões idiomáticas comuns. Outra vantagem é a prática constante da língua, o que melhora significativamente sua fluência e habilidades de comunicação.


Cronograma semanal


Até aqui, vimos algumas sugestões e para facilitar o entendimento, vou compartilhar meu cronograma semanal.


Segunda a Sexta-feira:

  • Imersão de Espanhol na TNT: Pratique conversação respondendo perguntas e participando de discussões.

  • Vídeos no YouTube: Assista vídeos em espanhol de conteúdo nativo, como blogs e tutoriais. Comente sobre o que mais gostou nos vídeos.

  • Música: Escute músicas em espanhol e acompanhe a letra para praticar a compreensão e a pronúncia.

  • Amigo Virtual: Compartilhe informações sobre sua cultura e aprenda sobre a cultura do seu amigo virtual. Isso amplia seus conhecimentos e enriquece suas conversas.


Sábado e Domingo:

  • Revisão e Prática: Revise o que estudou durante a semana, faça exercícios e pratique a conversação.

  • Netflix: Assista seu filme favorito com dublagem e legenda em espanhol.


Conclusão:


O intercâmbio virtual é uma ótima ferramenta para impulsionar desenvolvimento em qualquer idioma estudado. O objetivo dessa estratégia, é gerar uma imersão completa, tento o máximo de contato possível com o idioma, nesse post mencionei algumas dicas que fazem sentido para mim, porem elas podem e devem ser adaptadas para sua realidade, esse método é desafiador no começo porque requer disciplina para estudar regularmente e adaptar-se. Porem o resultado é super satisfatório.


Realizar um intercâmbio virtual me proporcionou fluidez no idioma. Aprimorei minhas habilidades de comunicação linguística, mergulhei na cultura espanhola e conheci muitas pessoas que me ajudaram durante todo o processo. Tudo isso sem precisar sair de casa. Não sabia que esse método estava me preparando para realizar meu sonho, e em junho de 2022, embarquei para Madrid. Foi uma experiência incrível que seguramente vou trazer em um futuro post. Se seu objetivo é desenvolver neste idioma, conte comigo, será um prazer participar do seu processo de aprendizagem. Me encontre em alguma imersão da TALKNTALK, Instagram ou Linkedin.


¡Saludos!

159 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Sheila  Feffim
Sheila Feffim
4月30日

Muito legal sua trajetória no aprendizado do idioma e o modo como contou, prendendo a atenção até o final.

Muito legais suas dicas e obrigada por compartilhar.

いいね!
Filipe Silva
Filipe Silva
4月30日
返信先

Maravilha Sheila, obrigado pelo comentário!! Espero que essas dicas, possa contribuir para o seu desenvolvimento.

いいね!

Phillipe Soares
Phillipe Soares
4月30日
5つ星のうち5と評価されています。

Filipe, gostei bastante do post, porque trouxe uma abordagem muito humana e mais próxima de pessoas normais! Bem escrito, organizado e com uma mensagem clara.

いいね!
Filipe Silva
Filipe Silva
4月30日
返信先

Obrigado pelo feedback Philip, esse é o caminho, let's bora!!

いいね!

Willian Osaida
4月30日
5つ星のうち5と評価されています。

Que dicas sensacionais, confesso que estava um pouco sem saber qual direção seguir no francês. Vou aplicar essa estratégia.

Obrigado por compartilhar Filipe.

いいね!
Filipe Silva
Filipe Silva
4月30日
返信先

Show de bola Willian, é super normal se sentir perdido durante os estudos, por isso a importância de ter uma estratégia. Boa sorte nos estudos.

いいね!
bottom of page