top of page
Foto do escritorCarolina Gouveia

O Inglês está no seu dia-a-dia e você (talvez) nem percebeu

Era minha primeira aula de Português-Gramática lá em 2008, eu devia estar na 6ª ou 7ª série. A professora soltou uma frase que eu nunca me esqueci: “Eu vou ensinar algumas regras, mas vocês já sabem Português.”.

Desenho de quatro pessoas conversando

Lembro que passei tranquilamente o ano ao lado de orações subordinadas, pretérito perfeito, uso da crase e tantas outras regras que temos na língua portuguesa porque ela disse isso pra mim. A língua estava muito mais presente na minha vida do que eu imaginava (apesar do óbvio).


E, agora, te digo algo parecido: talvez você (ainda) não saiba Inglês, mas ele está mais presente na sua vida do que você imagina.


Separei em alguns tópicos, para você ver que minha "teoria" até faz sentido. E, assim, espero que te ajude com algum tipo de medo ou receio, ou mesmo a acabar com a crença de que você não sabe nada de inglês.


Tecnologia e Internet

Talvez esse seja o lugar em que mais vemos o Inglês. Palavras como "app", "update", "backup" e "login" são as primeiras que aparecem assim que usamos a tecnologia. Nas redes sociais, temos o "likes", "share", "hashtags", "stories"... Nos jogos (ou "games) temos o "play", "pause", "the end"...


Cultura

A música, o cinema e a televisão também tem um monte de palavra em inglês. Quando dois cantores fazem parceria, é um "feat". Se alguém te conta o que acontece no final do filme, é um "spoiler".


No trabalho

Mesmo que você não atue em nenhuma empresa gringa, tenho certeza que palavras como "marketing", "budget", "deadline" e "briefing" são usadas por você ou por seus colegas. Ah e, claro, não vamos esquecer do "happy hour"!


Na vida num geral

Quantas marcas ou restaurantes, você consome que tem o inglês no nome? Ou mesmo quando vai na academia porque está tentando ser mais "fitness". Ou quando quer dar aquela sacodida no astral, você pode "dar um up"!


Reconhecer que o inglês está integrado em muitos aspectos da nossa vida pode ajudar a lidar com o fato (que às vezes vem como frustração) de que você ainda não tem o domínio da língua. E isso é natural, claro. Não é a nossa língua materna. E, para isso, assim como estudar Português na escola, é importante que você traga o idioma de maneira intencional para seu cotidiano, seja assistindo filmes, ouvindo músicas, fazendo um intercâmbio...


Ou da minha maneira favorita e que acredito que é a mais assertiva: praticando nas imersões da TALKNTALK!




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page