Se você já se perguntou como pode ser uma pessoa mais criativa, ou acha que é zero criativo, vamos conversar!
Ah, e sabe qual o melhor? Várias palavras/expressões/terminologias que vou abordar aqui, são em Inglês!
Pega seu material de estudo que usa nas imersões e nos estudos pela TalknTalk e vem comigo anotar tudo.
Olha só como é possível aprender Inglês enquanto aprende um novo conteúdo! Bora!
Para começar, vamos desmistificar a criatividade: ela não tem nada a ver com dom. E está longe de se limitar unicamente a expressões artísticas.
A criatividade se mostra quando enfrentamos desafios e precisamos resolver problemas no dia-a-dia. E podemos despertá-la através de processos.
Uma metodologia muito interessante para isso é o Design Thinking (DT), uma abordagem centrada no ser humano que busca soluções inovadoras para problemas complexos.
O Design Thinking começou no design de produtos, em que os profissionais dessa área buscavam suas soluções através dessa abordagem. Atualmente, o DT é aplicado em diversas áreas, como negócios, educação, saúde e serviços.
E ele pode te apoiar a resolver problemas de maneira mais criativa!
Nesse texto, trarei o Design Thinking de uma maneira mais simplificada, para que você consiga utilizá-lo na resolução de problemas da sua vida!
Vamos começar?
Primeiro, você precisa de um problema a ser resolvido.
Pense em algo que você precisa resolver na sua vida, ou algo que quer aprender… O ideal é que esse problema seja o mais concreto e específico possível.
Alguns exemplos:
Preciso aprender outra língua -> especifique para: preciso aprender X idioma em X tempo.
Preciso de dinheiro -> especifique para: preciso de X quantia até X mês, para realizar o objetivo Y.
O primeiro passo, é fazer o brainstorming (ou, a “chuva de ideias” / toró de palpite). Nesse passo, você deve se desprender de julgamentos e realmente soltar qualquer tipo de ideia, sendo ela factível ou não.
Existem várias maneiras de fazer um brainstorming, mas a que eu indico para você: pegue uma caneta/ lápis e uma folha. Na parte superior da folha, escreva seu problema.
Entre 5 e 10 minutos, escreva qualquer tipo de ideia - qualquer mesmo, a mais louca possível. Nesse momento, o que importa é quantidade e não qualidade.
Antes de vir uma ideia boa, várias ruins precisam surgir!
Ah, lembrando que, para esse passo, você pode fazer sozinho, mas fica a dica de chamar amigos para te ajudar.
Vamos para o exemplo:
Problema: preciso aprender Inglês em 1 ano.
BRAINSTORMING: tudo o que pode ser feito para aprender Inglês em um ano.
Assistir filmes/séries em Inglês;
Ler livros em Inglês
Participar das imersões da TALKNTALK
Jogar Duolingo
Jogar com o meu primo pequeno que adora videogame, tudo em inglês
Trocar o idioma do celular para Inglês
Viajar para desbloquear o idioma
Escrever textos sobre os meus sentimentos em Inglês
Entrarem em restaurantes/lugares e fingir que eu sou de outro país para praticar
Pedir para que todos os meus amigos só falem em Inglês comigo
Aprender o significado de 1 palavra em Inglês por dia
Dedicar 30 min por dia para meu estudo
Cozinhar usando receitas em inglês
Cria uma playlist com músicas em inglês e acompanhar a letra.
Ir para o karaokê com os amigos e só cantar em Inglês
Praticar jardinagem em Inglês
Fazer alongamento/exercício físico enquanto fala Inglês
Agora, vamos refinar essas ideias!
Olhe para todas elas com carinho e comece a se despedir de algumas que não fazem tanto sentido, ou não são possíveis de fazer no momento.
Você pode usar métodos de priorização para afunilar suas ideias.
Nesse post, eu trago o MoSCoW: Must Have (Deve Ter), Should Have (Deveria Ter), Could Have (Poderia Ter) e Won't Have (Não Terá).
Para realizá-lo, você deve fazer 4 quadrantes numa folha e classificar todas as suas ideias de acordo com esses critérios:
Must Have (Deve Ter): São imprescindíveis para o sucesso do seu problema. São as ideias que fazem muito sentido e que devem estar presentes para resolver seu problema.
Should Have (Deveria Ter): São importantes! Realizar essas ideias contribuiria significativamente para a resolução do seu problema.
Could Have (Poderia Ter): São ideias desejáveis, mas não fundamentais. Sua realização traria benefícios adicionais.
Won't Have (Não Terá): São as ideias que não fazem sentido para sua realidade. Mas, quem sabe, podem acontecer num futuro!
Classificou? Maravilha! Agora, mão na massa com um plano de ação!
Para o plano de ação ter sucesso, existem alguns campos a serem preenchidos:
1.Seu problema: aqui, você escreve qual o problema que quer resolver
Exemplo: Aprender Inglês em 1 ano.
2. Por quê quero fazer isso: esse espaço é importante para você se conectar com o real propósito de realizá-lo. Deixe o mais concreto possível.
Exemplo: Quero aprender Inglês em 1 ano porque quero viajar e conseguir me comunicar com as pessoas!
3. Do que preciso: nesse campo, você vai listar todos os recursos necessários para que seu projeto dê certo. Dica: não coloque coisas como “tempo e dinheiro”.
Exemplo: Acesso a internet para participar das imersões na TalknTalk, amigos que topem praticar comigo, aplicativo para criar playlist, caderno de estudos…
4. Atividades e prazos: nesse campo, você vai preencher todas as atividades que deverá realizar para atingir seu objetivo. São as “micro-metas”. Ao lado de cada uma, você vai colocar um prazo. O prazo é importante porque, se ele não está claro, a gente sempre vai “deixando para o amanhã”
Exemplos:
Agendar 3 imersões na TALKNTALK -> prazo: até domingo
Mudar o idioma do meu celular para Inglês -> prazo: até amanhã
Pedir para meus amigos falarem só em Inglês comigo -> prazo: hoje
Ir ao karaokê e cantar só em Inglês: até 01 de março
5. Como vou celebrar: cada conquista merece ser celebrada! Como você quer comemorar cada uma delas?
Exemplos: Mudar o idioma do meu celular para Inglês -> depois que finalizar essa atividade, vou fazer uma automassagem para relaxar. Pedir para meus amigos falarem só em Inglês comigo -> depois que finalizar essa atividade, vou escutar minha música favorita
Tem um plano? Então, bora tirá-lo do papel por um tempo determinado.
Nesse exemplo, esse plano pode durar 3 meses. Esse primeiro plano, seguindo a lógica do Desing Thinking, é seu Prototype (prototipagem/protótipo.)
Durante esses 3 meses (ou o tempo que fizer sentido para você), você vai fazer a etapa de TEST (testagem), que é testar o seu protótipo e ir anotando tudo o que está dando certo e o que não está rolando, bem como os motivos para ambos.
Analise tudo o que fez e liste em três colunas:
Que bom: tudo o que deu certo e porque
Que pena: tudo o que não deu certo e porque
Que tal: tudo o que quer fazer de novo/diferente
Estabeleça um novo plano de ação e um novo prazo, com todas essas melhorias, e mão-na-massa de novo, até seu objetivo ser atingido!
Ah…. já ia me esquecendo!
Aqui vão mais dicas do que é preciso para explorar ainda mais a nossa criatividade:
* Estar em um ambiente seguro, para poder testar o que quiser;
* Ter a confiança de que pode trazer qualquer tipo de ideia, e que depois ela será analisada. Basta testar
* Buscar referências: o que outras pessoas estão fazendo por aí sobre um problema parecido e como você pode adaptar a sua realidade?
* Tentativa e erro: tenta, tenta e tenta até acertar
* Se conectar com você mesmo: o que pode te trazer calma concentração em momentos que você precisa ser criativo?
* Estimule seu cérebro com arte e o contato com a natureza
* Se conecte com seu corpo: ele está fisicamente confortável para que sua criatividade seja estimulada?
Viu como a criatividade pode te ajudar a resolver problemas de maneira leve e divertida?
Muito interessante esse post sobre criatividade, vou testar!
Amei, tenho muita dificuldade em aplicar o brainstorming à minha vida, que post maravilhoso.!!!!