top of page

Conversação em Inglês: a prática definitiva para sair do intermediário

Sim, você sabe inglês. Aprendeu bastante sobre a gramática, consegue compreender diálogos da sua série preferida, entende as letras das músicas e até mesmo desenrola na comunicação, mas sente que não consegue mais avançar, estagnou. Esse é o chamado fenômeno platô intermediário.  


Mas, como vencer ele e, finalmente, se sentir confiante e confortável com a língua em níveis mais avançados? A prática da Conversação em Inglês é desafiadora, mas, com certeza, é uma das chaves para ultrapassar o barreira de qualquer idioma. 


Nesse artigo, você vai descobrir as causas do platô intermediário e como a imersão em inglês pode ajudar a vencê-lo, representando uma guinada definitiva no avanço da língua. Confira.


Por que a estagnação no intermediário acontece e como a Conversação em inglês pode ajudar?



Muitas podem ser as causas para o fenômeno entre os aprendizes, mas primeiro é importante destacar: o estudo de uma língua não é linear. 


É comum que no começo do aprendizado, exista a sensação de evolução intensa e constante. Afinal, são muitas informações novas e você se sente, finalmente, entendendo algo que antes não fazia o menor sentido ou até mesmo parecia impossível, certo?


No entanto, com o passar do tempo, é normal que alguns assuntos se repitam, diferenciando apenas o nível de profundidade e complexidade. Dessa forma, a sensação do novo não é mais tão frequente. Isso resulta em um dos principais fatores do platô intermediário: a desmotivação em manter a consistência do aprendizado.


Além disso, existem outras causas por trás da estagnação no intermediário.  A neurocientista Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, apontou como um dos maiores motivos dessa paralização, questões relacionados ao campo emocional dos estudantes.



Isso porque o emocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da língua. É comum, em uma roda de conversa de aprendizes de idiomas, relatos de situações que causaram constrangimento e retraíram, de alguma forma, a relação daquela pessoa com o idioma.


Quando isso acontece, seja por um colega que riu de uma pronúncia ou um professor que foi mais rigoroso no ensino, práticas como a conversação em inglês, que era para ser um processo prazeroso, torna-se pesada e amedrontadora. Nesse momento, o platô intermediário se torna ainda mais difícil de ser vencido.


Como superar o platô intermediário com a prática da Conversação em Inglês?


Apesar dessas barreiras serem legítimas, a superação delas é possível por meio da chamada disposição psicológica: o velho “Estou com medo, mas vou com medo mesmo”. Aqui, utilizar um método científico famoso de tentativa e erro pode ser a chave. Errar, acertar.. acertar e errar repetidas vezes. Isso significa avanço. 


Nesse espírito, é possível encarar uma conversa em inglês e deixar o monstro da vergonha cada vez menor com o passar de cada conversação, até chegar ao ponto dele não mais existir. Esse resultado é natural e comum entre estudantes que se propõe às práticas imersivas dos idiomas.


É claro que estar em um país da língua, em que a conversação em inglês no cotidiano é possível, é o cenário dos sonhos para muitos, mas não é a única opção que traz resultados realmente expressivos.


Ao praticar o famoso speaking combinado com diferentes temáticas previamente estudadas, se faz impossível continuar estagnado no intermediário de qualquer língua.


Mas como a Conversação em Inglês funciona?


Existem muitas formas da prática da conversação em inglês. Seja ela mais informal, em um barzinho conhecendo estrangeiros ou mais formal, guiada por um curso de idiomas. Todas são válidas, mas se você quer uma verdadeira aceleração na língua, é importante analisar o método antes de se jogar de cabeça nessa empreitada.


A TALKNTALK, escola de idiomas com quase uma década de história, oferece uma opção um tanto quanto inusitada, livre e prática ao mesmo tempo: imersões ilimitadas lideradas por alunos facilitadores. 


Além de toda a grade de videoaulas ensinando da forma tradicional (com professores especializados) idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e mandarim, a empresa dispõe de um método inovador para desenvolver os alunos, na prática, conversando com pessoas reais, a quase qualquer momento do dia.


As imersões são dividias em Avançadas e Iniciantes e cada uma aborda um tema diferente, passando pelos mais frequentes (hobbies, viagens, etc) e também por àqueles que fogem até mesmo da nossa rotina, como meditação e Inteligência artificial. As conversações acontecem em diversos horários, entre 6h da manhã até as 22h da noite. 


5 diferenciais da Conversão em Inglês na TalknTalk



1 - Lugar seguro e maior liberdade

Como mencionado, a barreira emocional é um dos fatores que mais impedem avanço no idioma. Nas imersões da TalknTalk, o aprendiz consegue se sentir mais à vontade que em um ambiente tradicional de professor e alunos. Isso porque as imersões são guiadas pelos alunos facilitadores que estão ali, também, no intuito de avançar na língua.


Todas as conversações começam com a apresentação do aluno facilitador, informando que ali é um ambiente seguro de aprendizado, em que não há espaço para correções ou comportamentos que possam constranger o outro. O objetivo é um só: falar da forma que for possível. É o famoso “safe place”. 



2 - Sistema de Planner: estudo prévio de temas para se preparar para as Imersões


Cada imersão tem um tema com uma lista de 10 perguntas que servirão como guia na hora da conversação. O Planner é o local que contém todas as temáticas, datas e horários das imersões. 


Nele, é possível ver a lista antes do grande momento e, assim, o aprendiz consegue estudar bastante sobre o tópico, as estruturas gramaticais das suas possíveis respostas e explorar todo o universo da informação.


Isso, sem dúvidas, ajuda não apenas a ter uma conversa mais fluida, mas também auxilia na fixação do aprendizado de diferentes vocabulários, uma vez que os assuntos são muito diversos.


3 - Flexibilidade de horários 


As imersões são pensadas para todos os tipos de estudantes. Desde o trabalhador, que acorda cedo para cumprir o horário comercial, até o estrangeiro que está em outro fuso horário.


Dessa forma, é possível agendar, de forma prática direto na plataforma da TalknTalk, os horários mais adequados ao seu dia a dia, com opções entre 6h da manhã até as 22h da noite. Caso não seja possível comparecer, não tem problema. O cancelamento é feito de forma rápida com poucos cliques. 



4 - Temas variados: aprendizagem para vida prática


Em um momento do dia você pode estar em uma imersão praticando sobre os recorrentes, mas importantes, temas como hobbies, viagens, trabalho.


Já, em outro momento do mesmo dia, você também pode falar sobre os impactos da Inteligência Artificial no aprendizado de línguas  ou, até mesmo, refletir sobre como a prática de Mindfulness pode ajudar a melhorar a saúde mental e a qualidade vida. 


Não importa quantas vezes você participe das imersões na sua semana, sempre vai ter um tema que vai te surpreender e fazer com que você aprenda sem mesmo perceber. Detalhes de como se preparar para uma conversação em inglês.


5 - Reflexão e autoconhecimento


Com a vida tão corrida, é difícil parar um pouco para refletir sobre nós mesmos, nossos hobbies e nossos pensamentos sobre diferentes assuntos que saem da bolha dos grupos sociais que somos inseridos, não é verdade?


Além da aprendizagem do idioma, é bem comum que muitos assuntos das imersões provoquem reflexões importantes para a vida, seja na área profissional ou pessoal. Como a troca é feita por meio de perguntas e respostas, é característico que no fim das conversações, você saia um pouco mais inspirado ou reflexivo com algo que você ouviu ou disse.


O impacto desse movimento pode ser realmente transformador. 


E aí? Já se sente preparado para sair do platô intermediário e ascender a níveis inimagináveis do idioma com as conversações em inglês? O primeiro passo é seu, o resto é fluxo.







116 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Phillipe Soares
Phillipe Soares
27 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Excelente post sobre um problema que atinge todo mundo, sem exceção.

Curtir

Membro desconhecido
26 de mai.

Execelente!!!!!

Curtir

Warley Soares
Warley Soares
26 de mai.

Ótimo artigo, Yhara!

É impressionante como é comum esse platô no aprendizado de idiomas, principalmente no inglês, e concordo plenamente que a conversação é uma forma incrível para superar isso. É o que vem me ajudando muito no meu aprendizado de inglês.

Curtir
Yhara  Linha
Yhara Linha
27 de mai.
Respondendo a

Obrigada, Warley! Daqui também tem me ajudado bastante 💜

Curtir
bottom of page