top of page

ACESSO RÁPIDO:

ÁREA DE MEMBROS

Construindo confiança! A chave para o sucesso no aprendizado de idiomas.

Olá pessoal, tudo bem?


Gostaria de compartilhar como a confiança faz toda a diferença no nosso processo de aprendizagem de uma nova língua. Posso dizer com todas as letras que sou prova viva disso, pois venho falando por todos os cantos que sou outra “Andreia” desde que comecei a participar das imersões de inglês aqui na TALKNTALK.


Compartilhando um pouco da minha trajetória com o inglês, vocês irão entender o motivo de eu estar sendo tão enfática! Já tinha estudado inglês antes, nos meados dos anos 2000, em uma escola tradicional. Quase finalizei os 5 anos de curso, para ser mais exata, faltava apenas um semestre para que eu o concluísse e recebesse o diploma. Mas sendo uma pessoa completamente tímida, mesmo estudando todo esse tempo, não tinha tanta habilidade no speaking. Até que um belo dia, lá vou eu para a aula, e como sempre, quando tinha algum tipo de interação, eu evitava abrir a boca, por pura vergonha e medo de julgamentos. No final da aula o teacher disse para mim: Congratulations, you spoke a lot today! (Contém Ironia), eu não tinha aberto a boca naquele dia. E por conta dessa situação, eu nunca mais voltei para as aulas, desisti de um curso que estava quase terminando, pelo simples medo da exposição.


A virada de chave ocorreu em 2018 por conta de uma viagem internacional que fiz, e passei muitos perrengues chiques, depois disso, eu voltei a estudar. Ainda com as mesmas dificuldades dos anos anteriores em falar, acabei encontrando a TALKNTALK, mas levou um tempo para eu tomar coragem e entrar na plataforma.


Em 2021, quando comecei, cheguei aqui com todos os medos e vergonha possíveis, afinal, falar em inglês ao vivo no Youtube e com pessoas que você nunca viu antes, não é fácil. Aquela síndrome impostora, falava comigo todas as vezes que estava prestes a marcar uma imersão, aquelas frases básicas que conhecemos, tipo: você sabe falar sobre esse assunto para participar? Nossa, mas o seu inglês não é bom a ponto de conseguir se comunicar, o que vão achar de mim falando inglês, será que vão rir? E outras muitas que sempre passam por nossa cabeça. Mas o que encontrei aqui foi acolhimento, incentivo e pessoas maravilhosas, com a mesma meta que a minha, falar inglês!



Em busca da confiança.

Lembro que me preparava antecipadamente para as imersões, usando o Planner, sim, ele salva vidas, pois me ajudava a entrar mais confiante nas imersões. No início, eu escolhia temas mais fáceis ou temas que conseguiria desenrolar uma conversa, e assim, fui seguindo por muito tempo, com o apoio e acolhimento desta plataforma maravilhosa, até que fiquei cada vez mais confiante e confortável. Uma coisa que acredito ter feito toda a diferença foi o fato de eu nunca ter participado de uma imersão com a câmera fechada! Todas elas, eu estava sempre ali, com a cara à mostra, suando frio ou não. A exposição te ajuda 100% nesse processo. É impossível se tornar mais confiante e seguro sem isso.


Com isso, me sentindo cada vez mais confortável nas participações, comecei a almejar outras coisas para o meu desenvolvimento. Uma delas era participar de imersões sem precisar me preparar respondendo as perguntas primeiro, e até que esse dia chegou! Fiquei muito feliz, pois isso significava muito para mim. Entrar em uma imersão e conseguir acompanhar, formando as respostas na hora, era o meu novo desafio, e eu estava ali, encarando-o toda semana, muitas vezes, todos os dias, pois quanto mais você participa, mais você vê o resultado.



E esse resultado não refletiu apenas no meu inglês; ele refletiu na maneira de me comunicar com outras pessoas, e no trabalho. Me senti mais confiante quando tinha que participar de reuniões, nas quais antes eu ficava mais calada do que tudo, e até mesmo, no lado pessoal. A timidez ainda existe, pois faz parte da minha personalidade, mas você passa a saber como lidar com suas emoções, se desafiar mais e acreditar que é capaz de tudo o que desejar. E nós somos capazes!


Eu ainda continuo errando ao falar inglês, ainda continuo com aquele friozinho na barriga quando participo ou conduzo uma imersão, mas o sentimento de “eu posso fazer isso” é o melhor de todos, e ele só vem com a confiança! Seja confiante que você chegará longe!




A importância das Imersões!

É extremamente importante nos dedicarmos as imersões, pois são nelas que você verá a mágica acontecer. E essa mágica só acontece falando. Não perca mais tempo apenas estudando gramática, não estou dizendo que não é necessário, longe disso, eu mesmo AMO estudar gramática, só quero pontuar que precisamos colocar em prática o que estudamos, e tem um lugar ideal para isso, esse lugar se chama IMERSÕES da TALKNTALK!


No dia 29/04, eu liderei uma imersão em inglês, cujo o tema foi: HOW IS YOUR LEARNING PROGRESS GOING? Vou deixar aqui, o link dessa imersão, para que você possa ver os tópicos abordados relacionados ao nosso processo em busca pela tão sonhada fluência!


Participe das imersões em inglês da TALKNTALK, enfrente o medo e deixe sua câmera aberta. Essa simples atitude vai influenciar muito o seu desenvolvimento e ajudar você a se sentir muito mais confiante!


Acesse www.talkntalk.com.br, tenha acesso ao planner, se prepare para suas imersões, e LET'S GO!

Quanto mais imersões você participar, mais você ficará CONFIANTE! Espero por você!


It's my advice for you, be confident and keep going!



100 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Suellen Santos do Nascimento
há 6 dias
Rated 5 out of 5 stars.

Eu conheço a Andréia pessoalmente. Ela é outra pesssoa após a Talkntalk. Muito mais alegre, segura e confiante! Estudamos em uma escola de idiomas presencialmente e ela sempre foi a melhor da turma em Gramática. Sempre foi e é muito dedicada. Tenho orgulho dela como amiga e como participante das imersões, eu percebo o crescimento dela , tanto na fala, quanto nas perguntas e na condução das imersões. Ela é e sempre será a número 1 pra mim!

Like
Andreia Rodrigues
Andreia Rodrigues
há 5 dias
Replying to

😍😍😍

Like

Priscila Vieira
Priscila Vieira
May 18

Andreia, sua história é inspiradora.😍

Like

Jefferson Martins
Jefferson Martins
May 16
Rated 5 out of 5 stars.

Awesome!

Like
bottom of page