top of page

Conquiste a confiança para apresentar-se em outro idioma

Saiba como uma apresentação adequada pode te auxiliar no aprendizado de um novo idioma, deixando você mais confiante para falar em qualquer ocasião.


A apresentação pessoal desempenha um papel fundamental na comunicação e no contexto globalizado que estamos vivendo, saber se apresentar em outro idioma tornou-se uma habilidade essencial. Independentemente do dialeto utilizado, a maneira como nos apresentamos é o ponto de partida para qualquer conversa.


E como podemos estabelecer uma comunicação fluida e eficaz quando não dominamos o idioma? Este é um obstáculo que muitas pessoas enfrentam e desenvolver esta habilidade é possível.


Neste artigo você descobrirá como superar as barreiras da insegurança e da falta de prática, bem como usar a tecnologia e a prática constante para alcançar a fluência na apresentação pessoal em outros idiomas.


Inseguranças decorrentes da falta de prática e ausência de vocabulário colocam o aprendizado em segundo plano. Vários fatores influenciam essa postura, desde traumas decorrentes de tentativas anteriores até o medo de se expor, gerando uma falsa sensação de incapacidade e prejudicando o progresso devido à falta de prática. Não deixe que isso te impeça de adquirir novas habilidades em outras línguas.


Neste mundo globalizado, não podemos permitir que nossos medos nos impeçam de crescer e buscar novas oportunidades. É essencial nos reinventarmos, saber se comunicar em um novo idioma se tornou uma necessidade.


Insista e persista


A preparação para o processo em outro idioma requer paciência, planejamento e acima de tudo, constância. Saber se apresentar é fundamental para iniciar qualquer diálogo, seja em ocasiões formais ou informais.


Segundo a psicóloga Karla Cardozo, em seu blog, ela compartilha dicas sobre como se comunicar melhor e afirma:


"O segredo do sucesso de uma boa comunicação está na prática (Cardozo, 2023)."

Vale a pena aplicar as orientações trazidas por ela no aprendizado do novo idioma.


Prepare uma apresentação pessoal com o dialeto que estiver aprendendo e pratique muitas vezes, mesmo que você precise ficar lendo no início. Aos poucos, as coisas acontecerão de forma mais natural. Use informações básicas sobre você, abaixo alguns exemplos:


English


My name is (...). I live in (...), in the state of (...). I'm married. I don't have any children.

I have a degree in business administration.

I'm an administrative analyst and I've been working in the field since November 2021.

I study English every day to improve my vocabulary.

In my free time I like to watch movies and series, go hiking, hang out with friends and family.


Español


Mi nombre es (...). Vivo en (...), en el estado de (...). Estoy casada. No tengo hijos.

Soy licenciada en administración de empresas.

Soy analista administrativa y trabajo en el área desde noviembre de 2021.

Estudio español todos los días para mejorar mi vocabulario.

En mi tiempo libre me gusta ver películas y series, salir a pasear y estar con amigos y familia.


Traga informações como:

  • Nome, idade, se é casado ou não, de onde você é ou de onde veio;

  • Fale da sua formação e profissão;

  • O que você gosta de fazer ou não no seu tempo livre.

Estas dicas são boas práticas para você se preparar, com o tempo pode ir aprimorando para falar mais sobre sua rotina.

Repita oralmente sua apresentação para treinar sua audição, grave e escute ou peça alguém para te escutar, ensaie quantas vezes quiser a ponto de você se sentir confiante.


Para começar a falar uma nova língua é necessário conhecer estruturas, ter vocabulário? Sim, mas se você não começar a praticar o que sabe, de nada irá adiantar.


Em matéria divulgada no G1, falando sobre a fluência da Anita no inglês e espanhol, o especialista Caio Almeida afirma:


"Assim como temos uma forma padrão da língua e uma maneira coloquial de falar em português, o mesmo acontece em outros idiomas. Ler e conhecer as regras é importante, mas o objetivo é conseguir se comunicar (Santos,2022)."

Incorporar o idioma na sua rotina é essencial para o aprimoramento ao longo deste processo. Tenha contato diário com ele.


No vídeo incluído na matéria, Anita menciona como atingiu a fluência:


“Pratiquei com música, pratiquei de formas criativas, com filmes, colocando uma legenda para assistir e acompanhar...”

Caio ainda ressalta que a cantora é uma exceção no contexto social e cultural do Brasil.


No contexto brasileiro, aprender outro idioma é um privilégio. Aprender múltiplos idiomas, então, é uma rara oportunidade. Mas, com práticas básicas e ferramentas disponíveis no dia a dia, não é tão impossível quanto era 30 anos atrás (Santos,2022).

É sobre isso, a tecnologia possibilitou muitas coisas, gerando mais oportunidades para a comunicação, e um exemplo disso é a Plataforma da Talkntalk, que se destaca ao possibilitar práticas diárias em diferentes idiomas nesse contexto tecnológico.


Além disso, na comunicação virtual, é essencial criar oportunidades para interagir. Abrir a câmera e se expor auxilia significativamente na construção de conexões durante os diálogos.


Organize sua rotina


O dia a dia da maioria das pessoas é corrido e conciliar as tarefas nem sempre é fácil, mas se você tem um propósito e deseja alcançá-lo, é preciso se organizar, colocando prioridades em sua rotina, não deixando que sua autoestima te abale. Pense, você é o único responsável pelas entregas e resultados que deseja alcançar.


Falando de organização de rotina, no meu caso, costumo usar a ferramenta Notion para organizar minhas tarefas da semana, colocando metas possíveis, fazendo cada atividade com empenho e responsabilidade, e é claro, tirando um tempo para atividades de lazer, momentos essenciais para balancear nossa vida pessoal e profissional, manter a saúde em dia sempre.


Se preferir algo não tecnológico, use uma agenda para relacionar seus afazeres. O ideal é tentar se organizar e deixar suas atividades em constante movimento.


Pensou em desistir? Lembre-se: qual é a importância em adquirir esta habilidade? Onde você quer chegar?


Dica: leia o livro O poder do hábitode Charles Duhigg , ele irá te auxiliar a criar uma rotina bem funcional.


No decorrer deste processo de aprendizado, tente falar quantas vezes forem necessárias e quantas horas você puder. Não se subestime. Pensamentos que rejeitam o desconhecido são normais. Não permita que isso o impeça de seguir em frente.


Não sabe? Então aprenda


Uma das piores coisas é não saber ou dominar algo, eu entendo. E o que podemos fazer para mudar este cenário é buscar conhecimento e crescer com as experiências que adquirimos quando estamos aprendendo coisas novas.


No caminho para dominar um novo idioma não é diferente, é preciso se envolver constantemente para que aos poucos a pronúncia passe a fazer sentido.


Posso dizer isso com propriedade, pois uma das coisas que tem me ajudado muito é a prática diária nas imersões. Na TALKNTALK, usufruo disso, consigo desenvolver minhas habilidades falando outros idiomas e ainda aprendo sobre assuntos que nunca falei e/ou pensei ter em uma conversa em português.


Nós, como seres humanos, temos nossos altos e baixos, e quando os momentos não estão bons, procuro relembrar minhas motivações para seguir meu caminho. Tente algo neste sentido.


Qual o seu proposito e o que o novo idioma pode te proporcionar? Pense numa situação que te motive a adquirir essa habilidade em prol da realização de uma qualidade de vida melhor, por exemplo.


Ou imagine que você precise criar uma apresentação para uma entrevista de emprego dos seus sonhos e não saiba como começar, pois não tem ideia de como criar um texto formal, ainda mais em outro idioma. Aí você pode pensar: “sou capaz disso?”

O que você vai fazer, desistir? Não, você irá se preparar, treinar para se sentir mais seguro(a) e seguir adiante. “A prática leva à perfeição.”



Não adie mais o seu aprendizado, venha conhecer a plataforma perfeita para te destravar


Em um mundo onde a comunicação ultrapassa fronteiras e culturas, aprender um novo idioma não é mais um luxo, mas uma necessidade. A apresentação pessoal é o primeiro passo para qualquer diálogo, e superar a insegurança e a falta de prática é fundamental.


Não deixe que o medo ou a falta de prática o impeçam de explorar grandes possibilidades que o conhecimento de um novo dialeto pode oferecer. Lembre-se de que, para se tornar fluente, a prática constante é essencial.


Em todos os encontros na TALKNTALK, você irá fazer a sua apresentação pessoal, é uma boa prática “imposta” nas imersões. No decorrer do diálogo, você terá a oportunidade de explorar seu vocabulário e conhecer novas palavras, assuntos, ouvir diferentes experiências.


Na plataforma você encontrará imersões de diversos idiomas como: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e mandarim. Não é incrível?!


Não deixe essa oportunidade escapar, comece agora a sua jornada de aprendizado e explore as inúmeras portas que o domínio de um novo idioma pode oferecer. A TALKNTALK é a sua parceira perfeita nessa aventura, oferecendo uma plataforma acolhedora e segura.


Inscreva-se agora, acesse o site https://www.talkntalk.com.br



Espero você!

73 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page