Você já ouviu falar sobre Comunicação Não Violenta - ou, para os íntimos, CNV?
Sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg na década de 1960, a CNV busca promover uma comunicação mais eficaz e empática, focando na escuta ativa e na expressão autêntica e honesta dos sentimentos e necessidades.
Então… A CNV quer ser “fofa”, sem a intenção de resolver problemas? Se comunicar de forma não violenta é fugir dos conflitos?
De forma alguma, muito pelo contrário!
A CNV não sugere ceder ou ignorar desafios, mas sim expressar as necessidades e sentimentos de maneira clara, respeitosa e de maneira responsável, criando uma conexão mais profunda entre as pessoas.
Antes de falarmos sobre os 4 pilares e também sobre como você pode implementar a CNV na sua vida, é importante compreender que:
O que sentimos e como agimos perante disso, é responsabilidade NOSSA. Não temos poder algum sobre a ação do outro, mas temos poder sobre o que NÓS faremos perante essa ação.
Agora sim! Bora falar de CNV? Ah, e independente do idioma que você está estudando na TALKNTALK, a CNV é para todos os seres humanos, independente da língua que fala!
Para começarmos, é importante contar que a CNV tem 4 pilares:
1) Observação (Observation): Descrever fatos concretos sem julgamento ou interpretação pessoal
Separar o fato do julgamento é fundamental para evitar mal-entendidos e abrir espaço para uma comunicação mais clara e eficaz.
Trazendo um exemplo, ao invés de expressar um julgamento como "Meu colega de trabalho é burro!", aplicando a CNV, a observação seria mais específica e se fosse "Meu colega de trabalho me pergunta muitas vezes a mesma coisa que já expliquei".
Perceberam a diferença? O “colega ser burro”, é um julgamento. Entender o que de fato acontece para gerar essa sensação/julgamento, é mais interessante para seguir com os próximos passos.
2) Sentimento (Feeling): Identificar e expressar sentimentos relacionados à observação;
Apesar dos seres humanos terem a capacidade de sentir sentimentos parecidos, eles podem ser despertados de maneiras diferentes em cada pessoa.
A CNV traz uma lista de sentimentos, segue na tabela abaixo:
Alegria | Tristeza | Raiva | Medo | Surpresa |
Desgosto | Empatia | Gratidão | Confiança | Curiosidade |
Amor | Desespero | Contentamento | Desânimo | Euforia |
Insegurança | Remorso | Esperança | Ternura | Desconforto |
Admiração | Frustração | Aceitação | Satisfação | Vergonha |
Entusiasmo | Resignação | Compaixão | Preocupação | Orgulho |
Culpa | Irritação | Sintonia | Deslumbramento | Respeito |
Saudade | Desprezo | Solidariedade | Desamparo |
Ah, importante! Nenhum sentimento é bom ou ruim, eles podem ser confortáveis ou desconfortáveis!
Ainda sobre o “colega burro”: Eu me sinto irritado/bravo/desanimado quando meu colega me pergunta várias vezes a mesma coisa.
3) Necessidade (Need): Reconhecer as necessidades subjacentes aos sentimentos;
Diferentes do sentimentos, que podem ser despertados de maneiras diferentes em cada pessoa, mesmo com o mesmo fato, as necessidades são inerentes a todos os seres humanos.
Quando as necessidades são atendidas são gerados sentimentos confortáveis. Quando as necessidades não são atendidas, é aí que os sentimentos desconfortáveis aparecem.
Tem uma frase, que é trazida no livro do Marshel, que diz:
“Toda violência é uma manifestação trágica de uma necessidade não atendida”. Isso não é brilhante?
Vou trazer as necessidades que a CNV aponta:
Autenticidade | Beleza | Compreensão | Saúde | Paz |
Expressão | Conexão | Contribuição | Intimidade | Segurança |
Respeito | Espaço | Equidade | Autonomia | Pertencimento |
Crescimento | Aprendizado | Celebração | Recreação | Harmonia |
Comunidade | Colaboração | Aceitação | Honestidade | Paz interna |
Liberdade | Sustento | Diversidade | Confiança | Espiritualidade |
Integridade | Tranquilidade | Compreensão mútua | Empatia | Propósito |
Resiliência | Clareza | Preservação | Reciprocidade | Cooperação |
Saúde emocional | Equilíbrio | Descanso | Participação |
Voltando ao “colega burro”, juntando tudo até agora:
Eu me sinto irritado/bravo/desanimado quando meu colega me pergunta várias vezes a mesma coisa porque minha necessidade de compreensão/cooperação/respeito não está sendo atendida
4) Pedido (Request): Formular pedidos claros e específicos, em vez de exigências.
Agora sim, entendendo exatamente os sentimentos e suas origens (necessidades não atendidas), podemos começar a trabalhar com os pedidos claros.
Atenção: um pedido não é uma exigência. Um pedido permite que a outra pessoa também traga suas considerações, sentimentos e necessidades sobre o fato.
Exemplo do “colega burro”:
Fulano, quando você me pede para repetir coisas que eu já te disse, eu me sinto irritado/bravo/desanimado porque minha necessidade de compreensão/cooperação/respeito não está sendo atendida. Pensei, como solução, criar um método de anotação para que você consiga revisitar sem precisar falar comigo sobre a mesma questão mais de uma vez. Funciona pra você?
Outro ponto importante sobre o pedido é que ele não precisa, necessariamente, ser resolutivo. Um bom pedido, muitas vezes, pode ser um convite a construção de uma solução em conjunto, a partir da necessidade que precisa ser atendida. Por exemplo:
Fulano, eu preciso que minha necessidade de compreensão/cooperação/respeito seja atendida quando o assunto é “repetir muitas vezes a mesma coisa”. Qual a melhor forma que você acredita que eu e você podemos fazer para atendê-la?
A partir daí, é diálogo e mais diálogo, buscando escuta, conexão e resoluções ganha-ganha para ambas partes.
Ah, Carol, você falando assim, parece até que é fácil! É fácil?
Nunca disse isso rsrs
Praticar a CNV na vida real é muito mais complexo do que a gente pensa. Não é sempre que conseguimos aplicar. Às vezes, precisa de tempo, um respiro e um melhor entendimento interno, antes de ser passado para o outro.
Agora é com vocês! Montei algumas situações-exemplos para praticar a CNV. Pode escolher uma (ou quantas quiser) para montar observação + sentimento + necessidade + pedido.
Dica: pensando que a CNV é um exercício, use a "fórmula":
Observação sem julgamento + me sinto (coloque todos os sentimentos) + porque minha necessidade de (coloque todas as necessidades) + pedido claro, sem exigência
Situação 1: O facilitador é muito ruim porque só ele falou durante a imersão na TalknTalk
Situação 2: Os estudantes da TALKNTALK não querem ligar a câmera na imersão, com certeza não estão prestando atenção
Situação 3: Meu amigo não gosta mais de mim, ele só quer saber dos novos amigos e não me convidou para jantar na sua casa
Situação 4: Meu marido/esposa só trabalha e não quer arrumar tempo para ficar comigo!
Situação 5: Meu filho adolescente desrespeita as regras da casa, é um folgado!
Situação 6: Minha mãe não me apoia e só critica as minhas decisões de vida
Situação 7: Meu colega não trabalho não colabora no projeto e deixa todo o trabalho para mim
Situação 8: Meu colega de trabalho pega todo o crédito pelas ideias que desenvolvemos juntos
Bora praticar?
Me conta aqui nos comentários sobre as conclusões que você chegou,
vou adorar saber e trocar sobre isso!
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