top of page

Como o uso de novas tecnologias tem me ajudado a diminuir minha insegurança ao falar inglês

Se você não esteve em uma caverna nesses últimos anos, com certeza viu o boom que tivemos com relação às inteligências artificiais. Surgiram diversas notícias, falando sobre perda de empregos, as grandes mudanças que teremos nos próximos anos e até mesmo previsões apocalípticas dignas de filmes como "Era de Ultron" e “Eu Robô”.


Realmente, muitas coisas devem mudar nos próximos anos, mas não precisamos nos desesperar, pelo menos, não agora. Ao invés disso, podemos aproveitar essas Inteligências Artificiais (IAs), e utilizá-las como nossas aliadas no caminho para a fluência em um novo idioma.


Nesse sentido, venho neste artigo apresentar algumas dicas de como utilizar o ChatGPT, ou uma IA similar, para exercitar o idioma que você está aprendendo, e porque não, se preparar para aquelas imersões que você está pretendendo participar essa semana.


O ChatGPT como um “Como seu professor particular e melhorador de inglês


Muito além de apenas uma ferramenta de pesquisa ou assistente para tarefas chatas e repetitivas, o ChatGPT pode assumir o papel de um verdadeiro "professor" de idiomas, quando configurado por meio de um simples comando de atuação:


Que nada mais é do que pedir ao GPT que aja como algo específico, como por exemplo, um consultor, um software, um sistema operacional, ou nesse caso, um professor de inglês.


Mas… deve-se observar que a ideia aqui não é mudar toda sua rotina, fazer com que você cancele suas assinaturas e cursos, dispense seu professor ou evite aquele seu amigo fluênte. A princípio o GPT aqui é só mais uma ferramenta que pode te ajudar a mehorar seu inglês e por consequência te deixar mais seguro.


Note ainda que, podemos manter uma conversa bem descontraída no chat, escolhendo até mesmo o tema sobre o qual gostariamos de conversar, inclusive “Learning English” foi o tema de uma imersão da qual eu participei recentemente e as dicas dadas pelo Chat me ajudou bastante durante ela.


Adicionando regras no ChatGPT e tornando a interação ainda melhor

Agora que você já entende o básico sobre os comandos de atuação do ChatGPT, podemos dá um passo adiante e explorar maneiras de aprimorar ainda mais nossa interação com essa ferramenta.


Além de pedir que ele atue como um melhorador de inglês, podemos estabelecer algumas regras, como no exemplo abaixo:


Assim, agora, além de mantermos a interação que tínhamos antes, podemos também aprender um pouco mais com nossos erros, pois o GPT agora irá nos indicar as melhorias que podemos realizar em nossos textos:


Com essa funcionalidade, você pode encarrar o ChatGPT como sua “Sala do Perigo” dos X-men, testando seu vocabulário e se aprofundando em qualquer tema sem medo de ser feliz.


E isso é maravilhoso, pois eu sei o quão desconfortável pode ser pedir a alguém que nos corrija durante um diálogo, visto que as vezes, isso pode interferir em nossa linha de raciocínio, ou pior, gerar ainda mais inseguranças.


E a insegurança??


Sei que se sentir inseguro é horrível, eu já passei e ainda passo por isso frequentemente, mas entenda que quando iniciamos o estudo de algo novo é normal nos sentirmos assim e com um novo idioma não é diferente, muito pelo contrário.


Estudar inglês sempre foi um desafio pra mim, já havia tentado estudar de diversas formas, usando aplicativos para celular, frequentando aulas presenciais, utilizando plataformas de ensino digital e por mais que comecesse naquele (ou com aqueles) GÁS, sempre arrumava um motivo para parar.


A TALKNTALK foi uma virada de chave pra mim, eu sempre senti que conseguia me empenhar mais em alguma atividade quando firmava um compromisso com outras pessoas e ter que participar de imersões semanais e realizar relatos do que foi aprendido nas redes sociais, me ajudou bastante a vencer a inercia e voltar a estudar o inglês.


Por mais que tenha conseguido ver meu progresso nos últimos meses, sinto que preciso complementar meus estudos e o uso dessa ferramenta tem me ajudado bastante, e espero que te ajude também pois (pega a rima):


“Quanto mais recursos um inseguro tem, maior são as chances dele se sentir bem”.

Na TALKNTALK você pode partic participar de uma aula de writing com outros alunos para você fazer networking e ganhar ainda mais confiança no seu Inglês. Aproveite e agende aqui. Por hora é só!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page