top of page

Como adquirir e usar o vocabulário em Inglês no dia a dia?

Atualizado: 17 de out. de 2023

Aprender um novo idioma não é fácil e exige foco e persistência.

No caso do inglês, que é considerado a língua universal por ser o idioma mais conhecido no mundo, saber se comunicar usando esse idioma é essencial nos dias de hoje.


É o que confirma e atesta a matéria da Catho Comunicação, sobre as oportunidades de crescimento que dominar o inglês pode proporcionar para a sua carreira.

" O idioma, considerado uma das línguas mais presentes no mundo, com mais de 550 milhões de falantes, é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso em sua área de atuação, em todos os níveis profissionais." (Catho, 2023)

Por isso, é importante buscar aprender e estudar de forma a inserir esse idioma na sua rotina para que o aprendizado aconteça de forma fluida, exercitando o listening, speaking, reading e writing. Quanto mais exposição ao idioma que pretende aprender, melhor!


Uma das coisas mais importantes durante o processo de aprendizado de um novo idioma é adquirirmos vocabulário, pois ele servirá como base para montarmos frases, sentenças e estruturas.


Abaixo irei listar algumas maneiras de se conseguir vocabulário.


6 DICAS DE COMO ADQUIRIR VOCABULÁRIO EM INGLÊS


1. APLICATIVOS COMO O DUOLINGO E BABBEL

Esses apps são excelentes para aprendermos novas palavras e as memorizarmos através de um sistema chamado gamificação. Você aprende respondendo aos desafios e subindo de nível e ranking como se fosse um joguinho de celular. Ótimo para passar o tempo!


2. LER LIVROS EM INGLÊS

Outra ótima forma de se aprender palavras novas e expressões é lendo livros em inglês. Comece lendo um livro pequeno, as vezes voltado até para o público infanto-juvenil. Outra opção é escolher um livro que você já tenha lido em português, ou uma adaptação de filme ou série que você já tenha assistido, pode ser uma revista em quadrinhos também.


A dica é anotar as expressões mais interessantes e úteis para memorizá-las e sempre ter um dicionário a mão para tirar eventuais dúvidas.


3. VER FILMES/SÉRIES COM LEGENDA EM INGLÊS OU SEM LEGENDA

Sabe aquele confort movie ou série que você já viu tantas vezes que sabe as falas de cor? Que tal assistir ele somente com o áudio em inglês para treinar o seu listening? Se ainda assim estiver difícil, coloque as legendas em inglês para aprender expressões e gírias usadas pelos nativos no dia a dia, além do contexto onde elas foram utilizadas.


4. TRADUZIR MÚSICAS EM INGLÊS

Aprender um novo idioma não precisa ser chato e ficar apenas em livros didáticos. Dá para aprender usando música! Sabe aquela música do seu artista favorito que você adora, mas não sabe direito o que ele está cantando? Ou a música que está no topo das paradas musicais que tem uma ótima batida, mas você tem receio de cantar por não saber do que se trata? Tente pegar a letra e traduzir. É uma ótima forma de estudo e você aprende um novo idioma se divertindo!


5. PODCASTS COM NOTÍCIAS EM INGLÊS

É uma ótima forma de se manter informado e em contato com a pronuncia de nativos. Disponíveis em serviços de streaming de música, emissoras de TV e radio compartilham as últimas “News” do dia em formato de podcasts de até 5 minutos. Perfeito para começar o dia escutando e estudando, seja em casa durante o café da manhã, ou indo para o trabalho/faculdade no transporte público.


6. PLATAFORMA DE IDIOMAS TALKNTALK

A TALKNTALK é uma plataforma de idiomas focada em conversação, onde você pode agendar uma imersão que possui um tema específico no site, e conversar com a comunidade sem medo de ser julgado. Durante as imersões, você pode treinar o seu vocabulário respondendo as perguntas dos facilitadores, e aprender palavras novas ouvindo seus colegas de imersão compartilharem suas ideias. Falar é essencial, pois vai te ajudar a testar o vocabulário e deixar você mais confiante rumo a fluência.


Além da prática da conversação você tem acesso aos cursos e materiais para estudar na hora que você quiser e utilizar todo o aprendizado de estrutura, vocabulário e outras coisas dentro das imersões.


INCLUINDO O VOCABULÁRIO NA SUA ROTINA


Eu sei que você deve estar se perguntando:


“Ok, eu tenho um pouco de vocabulário que aprendi ao longo do anos, mas quando eu preciso falar, me dá um branco!”

A dica de ouro é: comece tentando memorizar palavras e expressões que você vai utilizar no seu dia a dia ou na área em que você trabalha. Isso vai te ajudar a criar um vínculo da sua realidade com o que você tá aprendendo.


EXEMPLO:


Você trabalha em uma biblioteca?

Aprenda palavras que você usaria nesse ambiente como:

  • Books = livros

  • Library = biblioteca

  • Librarian = bibliotecária

  • To borrow = emprestar

Se você trabalha como recepcionista, pode aprender e memorizar expressões como:

  • What's your full name? = Qual o seu nome completo?

  • Address / Street / Number = Endereço/ Rua / Número

  • Date of birth = Data de nascimento

Esse tipo de estratégia vai fazer você usar o idioma que está aprendendo, adquirir confiança e consequentemente se aventurar mais no inglês para tentar aprender mais expressões e palavras.


Tente usar uma palavra nova por dia nas imersões da TALKNTALK.


Assim que se sentir mais confortável, você pode expandir para além do seu trabalho por exemplo, pode usar no ambiente da faculdade, com a família em casa.


Espero que essas dicas possam ser úteis a você que está nessa jornada de aprender um novo idioma.


É um processo que exige dedicação, paciência e comprometimento. Não desista e conte com a comunidade da TALKNTALK para te auxiliar a chegar na tão sonhada fluência.

141 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Valeska Vieira Alves
Valeska Vieira Alves
Oct 07, 2023

Great tips, Patricia. Thank you for sharing 😊

I am going to search and write down the main words of my area right now

Like
Patricia Rangel
Patricia Rangel
Oct 19, 2023
Replying to

I'm glad to help you 😊

Like

Taiane Magalhães
Taiane Magalhães
Sep 30, 2023

Ótimas sugestões!!! Sempre leio 1 livro em inglês por ano. Ajuda muito no vocabulário!

Like
Patricia Rangel
Patricia Rangel
Sep 30, 2023
Replying to

Com certeza! Ler livros em inglês auxilia no aprendizado de expressões, além de treinarmos o reading! Let's bora!

Like

Katie Lima
Katie Lima
Sep 30, 2023

Muito obrigado, pela dicas.😍

Like
Patricia Rangel
Patricia Rangel
Sep 30, 2023
Replying to

Que bom que você gostou, Katie! Fico feliz em ajudar. Let's bora! Rumo a fluência!🤩

Like

Priscila Vieira
Priscila Vieira
Sep 28, 2023

Gostei muito das dicas.😍 Quanto mais contato com o idioma melhor nosso aprendizado.

Like
Patricia Rangel
Patricia Rangel
Sep 29, 2023
Replying to

É verdade, Priscila! E as imersões da TALKNTALK ajudam demais nesse contato constante com o idioma. Let's bora!

Like
bottom of page