top of page

A importância das imersões no aprendizado de um novo idioma

Você conhece ou já ouviu falar de pessoas que passam anos estudando inglês e até hoje não se sentem preparadas para ter uma conversa ou entrevista em inglês? Chegaram a finalizar o curso particular de idiomas mas não se sentem seguras para falar? E justamente por não praticarem algumas pessoas até esqueceram o idioma?


No LinkedIn, por exemplo, é possível encontrar relatos de pessoas que tem experiência e completam os requisitos para se aplicar a uma vaga de emprego fora do país, mas não se aplicam porque querem esperar estar com o inglês perfeito ou acham que ainda falta algo no nível de inglês que elas possuem.


Vou dar um relato pessoal:

Durante anos eu estudei inglês (ou seria apenas o verbo to be?) e espanhol na escola. Durante esse período realizei um curso particular que parei no nível básico. Na faculdade, fiz uma disciplina de inglês instrumental e após meu primeiro emprego, fiz um curso particular que me deu uma noção de gramática e vocabulário. Nesse último curso, a conversação não era uma prática estimulada. Resultado: tenho um diploma de nível avançado, mas na prática o meu nível é outro.

O que eu quero dizer com isso?


Eu quero dizer que você pode passar meses, anos estudando uma língua, adquirindo vocabulário, aprendendo expressões novas todos os dias, mas de nada vai adiantar se você não PRATICAR.

E eu não estou falando das tradicionais aulas de cursinhos, "o the book is on the table", ou interpretar alguns textos após ouvir um áudio do livro (na minha época era um CD). Eu estou falando de praticar uma conversa real, com um vocabulário do dia a dia, sobre assuntos do dia a dia.


Normalmente, as pessoas recomendam a imersão cultural, ou também conhecido como intercâmbio. Sem dúvidas, vivenciar de perto a cultura e o idioma faz com que seu progresso no aprendizado daquela língua seja bem mais rápido. No entanto, nem todo mundo possui as condições, principalmente financeiras para realizar uma viagem desse tipo. E hoje, graças a Internet, é possível realizar uma imersão sem precisar sair de casa.

Em 2018, para comemorar a minha lua de mel, fiz a minha primeira viagem internacional e ela mudou a forma como eu enxergo o inglês agora. Quando você está em um país estrangeiro, precisando se comunicar com pessoas em outro idioma, não tem para onde correr, não tem professor ou livro didático para te ajudar.
Lembro de uma situação durante a viagem onde eu entendi o que um nativo disse, mas como tinha zero confiança em mim e no meu nível de inglês, eu achei que pudesse estar errada, e perdi uma oportunidade de viver algo incrível no passeio. Por diversas vezes eu entendia as pessoas, mas na hora de me comunicar eu simplesmente travava por ter medo de errar, de tentar.

Após conhecer a TALKNTALK e começar a realizar as imersões, senti uma GIGANTE evolução no meu nível de inglês. Consigo escrever melhor e formular melhor as minhas frases em inglês, me sinto mais motivada a ler em inglês, além de estar craque na hora de me apresentar, já que isso é o que fazemos no início de todas as imersões.


Vale destacar que as imersões não só ajudam a melhorar o nível do idioma que você está aprendendo, mas também auxiliam em outros aspectos como confiança, segurança e improviso. Me sinto muito mais confiante na hora de falar, de arriscar e de errar.


As imersões servem para você praticar o inglês de verdade, com pessoas de verdade, usando situações de verdade. Além disso, os temas das conversas são muito interessantes tornando as nossas reuniões muito mais divertidas. O aprendizado de um novo idioma não precisa ser aquela repetição de sempre, não precisa ser chato.


É como se você ao estudar a parte gramatical e de vocabulário de um novo idioma fosse um aquecimento, um preparo, e nas imersões você se aventura a nadar. E aqui na TALKNTALK, tem gente que está nesse mar sem boia de braço, tem gente que está no raso ainda, e tem gente que faz até nado sincronizado de tão avançado. Mas posso te garantir, tem lugar pra todo mundo dar a sua braçada, além de ter um oceano de possibilidades para você descobrir do que é capaz de aprender. Aqui você pode aprender inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e mandarim.


Let’s bora se aventurar com a TALKNTALK rumo a fluência?


Agende uma conversação para sentir como funciona a dinâmica. Tenho certeza que você vai se sentir bem, mesmo sendo do nível iniciante. Vou deixar aqui o link para você participar de uma imersão gratuita. Aproveite, pois as vagas são limitadas.

73 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page