top of page

5 dicas de pronúncia: orientações e exercícios para aprimorar a pronúncia em diferentes idiomas.

Já se sentiu como um leão praticando um idioma mentalmente, mas na hora da fala você parece um gatinho? Essa analogia pode ser distante e engraçada, mas é totalmente real! Isso porque, no nosso raciocínio, tudo parece flores!! Mas quando vamos verbalizar os pensamentos, o nosso mundo cai!


Por isso, no blog de hoje, iremos abordar algumas dicas gerais e exercícios para aprimorar a pronúncia em diferentes idiomas! E lembre-se, o mais importante é você começar! Se você chegou até aqui, muito bem! Está no lugar certo para iniciar a sua jornada rumo à fluência!!! Seja mais que bem-vindo à plataforma TALKNTALK, apelidada carinhosamente de TNT pelos mais íntimos.


  1. Pratique Regularmente: A prática constante é a chave para melhorar sua pronúncia! Por isso, a conversação deve se tornar um hábito para quem busca alcançar a tal fluência! O que não significa que você irá falar perfeitamente. Mas lembre-se de que os erros fazem parte do processo e, por isso, você precisa reservar um tempo todos os dias para praticar a fala e aprimorar os sons e pronúncia das palavras.  Nas imersões da TALKNTALK, por exemplo, temos o ambiente adequado para debater diferentes assuntos e em diferentes idiomas!! Ao expor a sua ideia sobre um determinado assunto sem medo de ser julgado e, sobretudo, sem medo de errar, você está trabalhando para facilitar a fixação do conteúdo a longo prazo!

  2. Escuta ativa: Fora isso, nas imersões temos a oportunidade de conhecer outros jeitos de pensar e enxergar o mundo, por isso, a escuta ativa se faz um pilar fundamental, tanto nas nossas vidas, quanto na aquisição de uma nova língua. E o que significa "escuta ativa" você pode estar se perguntando. Para esse termo, há uma excelente definição a seguir:

Escuta ativa é um termo utilizado na comunicação para se referir principalmente a ouvir com atenção e interesse. Em outras palavras, escuta ativa é quando um indivíduo mantém um diálogo com o outro, prestando total atenção e se interessando pelo assunto de seu interlocutor. (FURBINO, Isabella. Escuta Ativa: Qual o Diferencial Dessa Soft Skill nos Resultados da Empresa? SólidesTangerino, 2021. Disponível em: https://tangerino.com.br/blog/o-que-e-escuta-ativa/)

Logo, é perceptível a importância de querer e estar interessado no que o outro comunica para você e demais pessoas presentes, assim, você não só estará adquirindo mais conhecimento de mundo e intercâmbio cultural, de ideias, e claro, o famoso "networking", mas também agrega novas palavras em outro idioma para o seu vocabulário e compreende a formação de estruturas gramaticais que levariam muito mais tempo para serem fixadas pelo método tradicional com livros de gramática, por exemplo.


3. Trava-línguas:


A famosa brincadeira que fazíamos na infância pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a sua dicção e, consequentemente, aprimorar a sua pronúncia. Há vários trava-línguas muito divertidos que você pode encontrar no YouTube, ouvindo assim o modo "correto" de pronunciá-lo.


4. Grave-se Falando:


Para identificar e corrigir erros de pronúncia em um trava-língua, por exemplo, é preciso que você tenha algum parâmetro de comparação. Por isso, uma excelente dica é se gravar falando e depois comparar o seu áudio com o do YouTube. E, como dizem, a imagem ao lado é meramente ilustrativa. Isso porque basta você pegar o seu celular mesmo e salvar seus áudios em um grupo consigo mesmo e pronto! Simples e eficaz!


5. Use Aplicativos de Pronúncia:


Existem muitos aplicativos disponíveis que fornecem exercícios de pronúncia e feedback em tempo real. Experimente alguns para encontrar o que funciona melhor para você! Mas lembre-se que nenhuma dessas tecnologias irá fazer milagre por você, afinal, você é o responsável e o protagonista pelo próprio aprendizado!!


Eu poderia me estender com mais 5 ou 10 dicas, desde exercícios de respiração até a prática da entonação das palavras. Porém, o que realmente funciona, é a prática! Então, busque se desafiar com as imersões que a TALKNTALK oferece em diferentes idiomas e assuntos! Tudo isso no conforto da sua casa e no melhor horário para você!


Para agendar, é fácil! Basta acessar: https://www.talkntalk.com.br/booking


Gostou do artigo? Então, deixe nos comentários o que achou e compartilhe a sua experiência após participar de uma conversação gratuita na nossa plataforma!! Eu te encontro lá! Até breve!!!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page